Conhecer cada detalhe da manutenção dos veículos é a chave para evitar falhas. Por isso, em www.repxpert.pt tens ao teu alcance manuais de reparação, instruções de montagem e vídeos tutoriais para quase todos os componentes. Se não consultares a informação adequada, podes cometer um erro com graves consequências. Neste post vamos-te mostrar as consequências de um ajuste incorreto da bomba de combustível de alta pressão nos motores DW10F e DW12R do grupo PSA. Trata-se de mecânicas Diesel de 2,0 e 2,2 litros com enorme difusão no mercado: estão presentes em modelos tão populares como os Citroën C4 e C5, Ford Mondeo e C-Max, Opel Zafira e Grandland X ou Peugeot 3008 e 508 entre outros (consulta o catálogo de REPXPERT para conhecer todas as aplicações destas mecânicas).
Desgaste exagerado da correia de distribuição

Esta avaria pode ocorrer nos citados motores PSA DW10F e DW12R depois de uma reparação que implique, por exemplo, desmontar a cabeça do motor ou simplesmente a bomba de alta pressão de combustível. A avaria deteta-se através de um desgaste anormalmente elevado da correia de distribuição. Este desgaste pode chegar a ser tão elevado como o que se pode ver na imagem acima. Em qualquer caso, este desgaste localiza-se numa área determinada da correia. A causa é um ajuste incorreto da bomba de combustível de alta pressão durante a montagem. Mas como é possível ocorrerem danos tão grandes? Num motor de 4 tempos, as cargas de tração da correia dentada variam segundo a exigência de binário do comando das válvulas e da bomba de combustível de alta pressão. Se a bomba de combustível de alta pressão está ajustada corretamente, a maior exigência de binário concentra-se num ponto em que o acionamento requer pouco binário. Deste modo, consegue-se uma carga de tração relativamente uniforme a todo o comprimento da correia dentada. Quando for preciso fazer a manutenção destas mecânicas, lembra-te que a INA oferece dois kits de distribuição: 530 0691 10 e 530 0691 30 (com bomba de água).

Como evitar a quebra da correia?
Para evitar esta avaria, é necessário verificar e fazer o ajuste da bomba de combustível da alta pressão de acordo com as indicações do fabricante do veículo. Como já explicámos, se a bomba de combustível de alta pressão não está ajustada corretamente, as elevadas exigências de binário do acionamento das válvulas e da bomba podem sobrepor-se, excedendo assim os valores máximos de carga de tração da correia dentada. O resultado é um desgaste capaz de danificar a correia em muito pouco tempo.