Como já lhe referimos no nosso post anterior dedicado à revisão da correia de distribuição), uma correia defeituosa pode provocar enormes danos no motor e significativos custos de reparação. Tenha em consideração que os custos de substituição da correia dentada são muito menores do que custaria a reparação do dano provocado no caso de uma avaria grave.
Por isso, perante a mais pequena dúvida, deve-se substituir a correia de distribuição em conjunto com todos os componentes sujeitos a desgaste, rolos, juntas, tensores e, em alguns casos, a bomba de água.
Neste post vamos mostrar-lhe como deve diagnosticar os danos mais frequentes que pode encontrar na correia de transmissão. Lembre-se que tem uma secção completa de diagnóstico de danos de motor, transmissão e chassis à sua disposição em www.repxpert.es.
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Causas de danos na correia de transmissão
- Sintoma: Marcas de abrasão na parte posterior da correia com depósitos de material.
Causa: Erro de alinhamento, possivelmente devido a uma falha de montagem.

- Sintoma: Dentes cortados soltos. Desgaste lateral dos dentes.
Causa 1: Tensão da correia demasiado baixa, devido a uma falha de montagem.

Causa 2: Erro de alinhamento grave

- Sintoma: Danos nos dentes
Causa: Danos provocados pela entrada de corpos estranhos

- Sintoma: Fissuras na parte posterior da correia.
Causa: Envelhecimento da correia ou carga térmica demasiado alta.
- Sintoma: Marcas de polimento/abrasão lateral
Causa: Erro de alinhamento, possivelmente por uma falha de montagem


- Sintoma: Estrias laterais da correia com desprendimento de tecido
Causa: Erro de alinhamento, possivelmente por uma falha de montagem

- Sintoma: Impressões/marcas de corte nos espaços entre os dentes
Causa: Dano causado pela entrada de corpos estranhos

- Sintoma: Rotura limpa da correia (ambos os lados)
Causa: Correia torcida, dano durante a instalação

- Sintoma: Rotura irregular da correia
Causa 1: Abrasão ou enfraquecimento da parte posterior da correia

Causa 2: Bloqueio de componentes, a resistência à tração da correia foi superada

Causa 3: Dano provocado pela entrada de corpos estranhos

10. Sintoma: Parte posterior da correia muito danificada pelo calor
Causa: Bloqueio de componentes

10. Sintoma: Forte abrasão na parte posterior da correia
Causa 1: Problemas de tensão na transmissão, danos causados pela entrada de corpos estranhos com modificações de tensão ou erro de alinhamento.

Causa 2: Bloqueio de componentes
