A distribuição por corrente é um sistema cada vez mais utilizado nos motores atuais. Conhecer bem os seus componentes e funcionamento é importante para a sua manutenção correta. Antes de empreender os conselhos de manutenção da corrente de distribuição, recomendamos-lhe que visite os posts do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, dedicados às bases da distribuição por corrente ou aos diferentes tipos de corrente que pode encontrar. Neste post vamos dar-lhe alguns conselhos úteis que o ajudarão no seu próximo trabalho de manutenção.
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Em primeiro lugar, convém ter em consideração que cada veículo apresenta particularidades que é necessário ter em mente. Por isso, antes de começar a trabalhar no sistema de distribuição por corrente devem ser seguidas as indicações do fabricante de veículos. Vamos lá aos conselhos.

1. Antes da montagem
Para realizar a manutenção da distribuição por corrente, existe a possibilidade de ser necessário utilizar ferramentas especiais. Nesse caso, o seu melhor aliado é o www.repxpert.pt, registe-se e poderá consultar todas as informações necessárias para realizar uma reparação com todas as garantias
Não se esqueça que os encaixes de transporte nos tensores de corrente hidráulicos não devem ser removidos até à conclusão da montagem.
É importante que não se esqueça que, quando trabalhar na distribuição por corrente, deve prestar atenção à limpeza. As partículas de sujidade podem afetar o funcionamento dos diferentes componentes ou mesmo destruí-los. Este pormenor é importante nas peças em que se tenha acumulado óxido, que devem ser bem limpas e, se tiverem uma forte corrosão, devem ser substituídas

2. Substituir todos os componentes
Aquando da substituição da corrente, também se deveriam substituir sempre os tensores, carretos e guias tensoras e guias passadoras. O motivo é evidente: todos os componentes do sistema de distribuição por corrente estão sujeitos a desgaste, tal como a corrente, e uma substituição parcial pode provocar novas avarias num curto espaço de tempo. Por esse motivo, a melhor opção para o profissional é escolher uma solução de manutenção profissional, como o Kit de distribuição INA.
3. Verificar o tensor
Em carretos com ranhura ou curvos, é necessário estar atento para as montar na posição correta. Além disso, depois de ser desmontado, um tensor de corrente de amortecedor hidráulico não é fácil de comprimir, mas isto não indica que esteja defeituoso. O motivo é o óleo que ainda se encontra no tensor de corrente. Quando o óleo sai, pode-se verificar a função tensora do tensor de corrente.
4. Atenção às carcaças
Nas carcaças de tensores de alumínio, devemos confirmar que as superfícies do lado da junta não apresentam danos. Os arranhões ou amolgadelas na carcaça podem resultar em perdas de óleo, avarias no tensor ou danos no motor.
Alguns tensores estão constituídos por uma carcaça e um elemento hidráulico. Ao montá-los, é necessário ter em consideração a posição de montagem do elemento hidráulico. Nos motores com vários tensores, é importante não confundir os diferentes elementos. Alguns tensores possuem um sistema de retenção para garantir o seu funcionamento, devendo ser seguidas as indicações do fabricante de veículos relativas ao seu manuseamento correto.

5. Corrente
Durante a montagem dos carretos, deve-se ter em consideração o posicionamento correto das marcas do diagrama da distribuição (caso existam).
Antes de instalar a corrente, deve-se verificar a capacidade de movimento dos elos (p. ex. ao passar a corrente por um dedo). No caso de um ou vários elos estarem rígidos, essa corrente não deve ser utilizada. Aquando da instalação da corrente, é necessário garantir que estão não se torça.
As forças produzidas num elo podem causar danos não detetáveis. Aquando da instalação da corrente, é necessário garantir que esta percorre a guia prevista. Aquando da montagem do sistema de distribuição por corrente, é essencial verificar o ajuste do diagrama da distribuição.
Também é importante ter em consideração o processo de lubrificação da corrente, em relação ao qual falamos de forma mais pormenorizada neste post.
6. Parafusos de fixação
De acordo com o tipo de veículo, os parafusos de fixação dos carretos de corrente podem ser parafusos elásticos, em cujo caso devem ser sempre substituídos. Os binários de aperto dos parafusos de fixação também devem ser respeitados.

7. Depois da montagem
Depois da montagem, é necessário verificar se a distribuição por corrente está tensionada (o tensor de corrente funciona?). A forma de verificar se os componentes estão corretamente montados é girar manualmente a distribuição duas vezes depois de terminar a montagem.
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