Os componentes de suspensão e direção têm um efeito direto no comportamento do veículo. Não nos devemos esquecer que se tratam de componentes de segurança ativa, como é o caso dos travões ou dos pneus. No entanto, destes três elementos, os pneus são os únicos que nos oferecem informação visual do seu estado. Como veremos mais à frente, o seu desgaste é normalmente provocado por uma pressão incorreta ou por um alinhamento deficiente das rodas. No entanto, outra causa a ter em consideração é a suspensão. Se os amortecedores ou algum dos componentes da coluna de suspensão estiverem danificados, os efeitos negativos sobre a estabilidade do veículo passarão para os pneus, que sofrerão um desgaste irregular.
Além disso, não nos devemos esquecer que tanto a suspensão como a direção são sistemas complexos, nos quais há vários componentes que trabalham “em equipa”. A avaria em alguns deles afeta frequentemente os componentes adjacentes, que tentam compensar as deficiências do seu vizinho. Barras estabilizadoras, rótulas, braços de suspensão, rolamentos de suspensão… se uma oficina receber um veículo com os amortecedores muito desgastados, convém ter em consideração que não são só os pneus que podem estar a sofrer as consequências: pode haver outros componentes afetados.
Como regra geral, os técnicos da Schaeffler recomendam que seja realizada uma inspeção completa dos componentes de suspensão e direção, com a substituição dos respetivos componentes sujeitos a desgaste. Não nos devemos esquecer que uma reparação incompleta se traduz frequentemente numa vida útil mais curta e numa maior possibilidade de avarias prematuras.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, mostramos-lhe os diferentes defeitos que se ocultam por trás do desgaste irregular dos pneus.
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1. Desgaste na parte interior do pneu
A causa pode ser a direção demasiado divergente (direção aberta). Convém relembrar que é necessário verificar regularmente o alinhamento, pelo menos a cada dois anos, inclusive menos se o veículo circular sob cargas elevadas ou em pavimentos muito irregulares.

2. Desgaste na parte exterior do pneu
Neste caso, o desgaste indica-nos que a direção se encontra demasiado convergente (direção fechada).

3. Desgaste na parte interior e na parte exterior do pneu
Se o desgaste estiver em ambas as extremidades, é provável que o veículo tenha estado a circular com pressão insuficiente. Há diferentes estudos que manifestaram que, no nosso país, cerca de metade dos veículos circulam com pressões incorretas.

4. Desgaste no centro do pneu
Pelo contrário, se o desgaste apenas estiver na parte interior do pneu, significa que este esteve a circular com uma pressão de ar excessiva.

5. Desgaste irregular no pneu
O desgaste aleatório ou irregular do piso do pneu costuma ser provocado por um amortecedor desgastado, incapaz de absorver as irregularidades do terreno. Estas, ao serem transferidas para o pneu, acabam por provocar áreas de desgaste que nos indicam que o estado da suspensão é o de uma deterioração elevada. Neste caso, convém relembrar que, em conjunto com os amortecedores, devem ser inspecionados os diferentes componentes sujeitos a desgaste, tanto da direção como da suspensão, uma vez que existe a possibilidade de que tenham sofrido um desgaste prematuro. A nossa atenção deve ser especialmente dirigida para os componentes da coluna de suspensão.