Os componentes do chassis têm uma grande influência no comportamento do veículo. Rótulas, braços e trapézios, sinoblocos, barras estabilizadoras… na suspensão e na direção há vários componentes que trabalham em equipa e a avaria de apenas um deles pode comprometer a capacidade de fazer curvas ou de absorver irregularidades. O diagnóstico de danos correto permite ao profissional poupar tempo aquando da resolução de uma avaria. Por isso, o REPXPERT oferece ao profissional um guia visual de diagnóstico de danos completo, que cobre uma ampla seleção de componentes de transmissão, motor e chassis. Para ampliar estas informações, neste post vamos efetuar uma breve análise aos 4 sintomas mais comuns que afetam a suspensão e a direção. Se tiver interesse nas causas de desgaste irregular dos pneus, não se esqueça de visitar este post.
E antes de começar, incentivamos-lhe a subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhum dos nossos posts e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos começar.

1. É difícil mover a direção
Causa 1
Não há líquido suficiente no circuito de direção assistida
Solução: inspecionar o sistema quanto a fugas, verificar o nível e reabastecer.
Causa 2
A correia da bomba de direção assistida está danificada.
Solução: substituir a correia e inspecionar os diferentes componentes do acionamento.
Causa 3
O alinhamento das rodas não é correto
Solução: ajustar os ângulos das rodas de acordo com as especificações do fabricante.

2. O veículo desvia-se para um lado
Causa 1
O alinhamento das rodas não é correto
Solução: ajustar os ângulos das rodas de acordo com as especificações do fabricante.
Causa 2
Baixa pressão de enchimento dos pneus
Solução: ajustar a pressão das rodas de acordo com as especificações do fabricante.

3. O volante vibra
Causa 1
Algum dos componentes do chassis está desgastado
Solução: inspecionar os componentes da suspensão e direção, substituir os componentes danificados e alinhar o eixo.
Causa 2
Barra da direção desgastada
Solução: inspecionar o sistema de direção, substituir os componentes danificados e alinhar o eixo.
Causa 3
As rodas não estão corretamente equilibradas ou o eixo não está alinhado.
Solução: verificar os valores do sistema e ajustá-los de acordo com as especificações do fabricante.

4. O veículo salta
Causa 1
Amortecedor desgastado.
Solução: substituir o amortecedor, as proteções e o suporte da coluna, efetuar o alinhamento do eixo, se necessário.
Causa 2
Amortecedor dobrado ou danificado devido a um acidente.
Solução: substituir o amortecedor, as proteções e o suporte da coluna, com o alinhamento do eixo, se necessário.