Vai reparar uma embraiagem dupla? Nesse caso, o diagnóstico é um passo fundamental para realizar uma substituição completa e sem falhas ou reclamações posteriores. Neste post, explicamos-lhe como realizar o diagnóstico de uma embraiagem dupla Fiat em 6 passos. Desta forma, terá todas as informações necessárias sobre as causas da avaria. Não perca outros posts de diagnóstico da embraiagem que publicámos anteriormente neste blog, como o dedicado às causas para a embraiagem patinar ou às causas de ruídos no volante bimassa.
E para saber mais sobre a embraiagem dupla Fiat e a solução de manutenção LuK RepSet 2CT, não deixe de ler este post (OJO LINK A POST 231), no qual lhe contamos tudo sobre esta oportunidade de negócio para a sua oficina, tudo o que inclui e os recursos informativos que tem à sua disposição em www.repxpert.pt.
Não se esqueça que, para acompanhar todos os nossos posts, o melhor que pode fazer é subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.

Antes de começar, tenha em consideração que estas indicações não são válidas para todas as aplicações da solução de manutenção LuK RepSet 2CT, referência 602 0003 00, indicada para as transmissões C635 DDCT de 6 velocidades, presentes nas mecânicas 1.4 de gasolina do Fiat 500X, além de outros veículos como o Jeep Renegade ou o Alfa Romeo Giulia. Vamos começar.
Passo 1. Informação geral
O primeiro passo para realizar um diagnóstico correto de uma embraiagem dupla passa por obter as informações mais precisas possível do cliente, para começar assim a definir as causas. Além disso, se ainda for possível conduzir o veículo, recomendamos-lhe que realize um teste de condução em que o cliente deve conduzir enquanto indica os possíveis problemas. Para o ajudar nesta primeira fase, propomos-lhe as seguintes perguntas específicas para o cliente:
O que é que não funciona exatamente ou quais são os sintomas?
Há quanto tempo ocorre o problema?
O problema começou de repente ou foi desenvolvendo-se pouco a pouco?
Com que frequência ocorre o problema: de vez em quando, com frequência ou sempre?
Em que condições operacionais ocorre o problema: por exemplo, ao arrancar, ao acelerar ou desacelerar, quando o motor está frio ou quente?
Qual é a quilometragem do veículo?
O veículo está sujeito a cargas extraordinárias? Por exemplo, rebocar ou transportar cargas, condução frequente em subidas, utilizado como táxi, veículo de frota, veículo de aluguer, escola de condução.
Qual é o perfil de condução: trânsito urbano, curtas distâncias, longas distâncias, autoestrada?
Foram realizadas anteriormente reparações no sistema de embraiagem/transmissão? Em caso afirmativo, com que quilometragem? Qual foi a causa da queixa? Que reparações foram realizadas?
Inspeção prévia
Antes de começar os trabalhos de desmontagem, recomendamos-lhe que verifique os possíveis códigos de erro guardados na unidade de comando (motor, transmissão, embraiagem, conforto, CAN bus, etc.), assim como a carga da bateria. Reveja igualmente as possíveis luzes de aviso no painel de instrumentos que indiquem avarias, erros de manobra ou sobreaquecimento da embraiagem. No caso de erros graves, também pode haver um sinal sonoro. Consulte o manual do veículo.
Passo 2. Desengate de emergência

Desbloqueio manual da alavanca de mudanças
No caso de avarias no sistema elétrico ou de uma bateria descarregada, a alavanca de mudanças fica bloqueada. Para mover o veículo, a alavanca de mudanças deve ser desbloqueada manualmente e sair da posição P. Para isso, deve acionar o respetivo mecanismo, que se encontra por baixo do revestimento da alavanca de mudanças.

Desbloqueio manual da chave de contacto
Também é possível que a chave fique bloqueada no caso de avaria ou falta de alimentação e não possa ser retirada da fechadura. Para retirar a chave, introduza uma chave de fendas na abertura dedicada da caixa da coluna de direção e pressione suavemente para libertar o dispositivo de bloqueio.
Passo 3. Teste de desgaste
Tenha em consideração que não é possível realizar um teste de desgaste se a embraiagem estiver instalada. O sistema de controlo permanente para a parte eletrónica da transmissão e da embraiagem indica erros relacionados com o desgaste diretamente no painel de instrumentos.
Passo 4. Inspeção visual
Antes de realizar qualquer reparação, não se esqueça que deve verificar a zona do sistema de embraiagem para a deteção de possíveis fugas e danos. Os danos causados por peças danificadas ou fugas de óleo devido a defeitos nos vedantes ou retentores devem ser reparados antes de substituir a embraiagem. Se a embraiagem estiver contaminada com lubrificante, também deverá ser substituída.
Passo 5. Ruídos
Para avaliar os ruídos em torno da embraiagem dupla, efetue um teste de condução para garantir que nenhum ruído resulta dos componentes adjacentes, como o sistema de escape, os protetores térmicos, os suportes do motor, os equipamentos auxiliares, etc. O rádio, o ar condicionado e a ventilação devem estar desligados durante a investigação dos ruídos. Na oficina, também pode ser utilizado um estetoscópio, por exemplo, para localizar a fonte do ruído.
Passo 6. Resolução de problemas com um dispositivo de diagnóstico
Também é possível diagnosticar a parte eletrónica da transmissão e da embraiagem. Antes de qualquer reparação, recomenda-se a leitura do conteúdo da memória de erros com uma ferramenta de diagnóstico adequada e, se possível, deve ser guardada uma cópia impressa. O relatório da memória de erros proporciona uma visão inicial dos erros do sistema e constitui a base para a adoção de outras medidas de reparação. O relatório também oferece os dados necessários para avaliar o padrão de erro (importante ao entrar em contacto com o Serviço Técnico da Schaeffler ou no caso de uma reclamação de garantia).
Não se esqueça: uma vez que a embraiagem dupla tenha sido substituída, é necessário um ajuste básico do sistema de embraiagem com a ferramenta de diagnóstico adequada, assim como um teste de condução de ajuste de, pelo menos, 20 km. Se tiver alguma dúvida, entre em contacto com o serviço de assistência do REPXPERT ao escrever para info@repxpert.pt.