O disco de embraiagem é um componente primordial do sistema de embraiagem. O seu desenho e capacidade de transmissão de binário depende em grande medida do rendimento e do conforto da caixa de velocidades. Vamos rever as suas bases e as diferentes tipologias apresentadas de acordo com as necessidades de cada mecânica.
O disco de embraiagem serve como superfície de fricção entre o volante e o prato de pressão e é responsável pela transmissão do binário do motor para a árvore de entrada da caixa de velocidades. O disco de embraiagem inclui revestimentos de fricção que permitem compensar o diferencial de rotações do motor e da caixa de velocidades e transmitir o binário do motor. Estes revestimentos destacam-se por oferecer um desgaste bastante reduzido, um coeficiente de fricção constante e uma formação de binário suave. A qualidade dos revestimentos é indispensável e determina em grande medida a vida útil do disco de embraiagem.
O papel dos segmentos
Os discos de embraiagem padrão apresentam um desenho em que os revestimentos se assentam sobre segmentos individuais (ver imagem), embora para usos mais exigentes, como binário do motor elevado, por exemplo, sejam utilizados segmentos duplos de várias ondas (ver imagem). O objetivo dos segmentos é conseguir que os revestimentos apoiem sempre de forma uniforme, sem afetar o desgaste ou as variações térmicas. Além disso, quando é necessário reduzir as irregularidades rotacionais causadas pelo motor de combustão e que se traduzem em vibrações e ruídos na caixa de velocidades, são utilizados amortecedores de torção integrados no disco de embraiagem. Mesmo nos casos em que devido ao custo (segmentos inferiores) ou espaço não seja possível utilizar um volante bimassa (DMF), o disco de embraiagem com amortecedor de torção representa a melhor solução para isolar as vibrações.


Um componente sofisticado
As elevadas exigências atuais em termos de conforto fizeram com que a indústria desenvolvesse sofisticados sistemas mola-amortecedor com elementos de controlo de fricção, independentemente de possuir uma cadeia cinemática com peso otimizado e motores eficientes em relação aos gases de escape e consumo. Na imagem, podemos ver os componentes do disco de embraiagem com amortecedor de torção de forma detalhada. Esta tecnologia permite adaptar-se às necessidades técnicas e à orientação de uso de cada veículo, para oferecer o melhor comportamento ao condutor. Neste sentido, deve-se destacar o papel desempenhado pela centralização cónica desenvolvida pela LuK, que compensa a possível deslocação do eixo entre o motor e a caixa de velocidades. Desta forma, mesmo ao ralenti garante-se um funcionamento exato do pré-amortecedor especialmente concebido para este estado de carga. Isto significa que, graças aos pré-amortecedores, é possível obter um isolamento correto das vibrações, mesmo sob rotações reduzidas. Desta forma, amplia-se o regime de uso do veículo e contribui-se para a redução do consumo de combustível e emissões.

Disco de embraiagem para volante bimassa
Nos casos em que se utiliza um volante bimassa para a redução das vibrações de torção na cadeia cinemática, o disco de embraiagem possui um amortecedor de torção de uma fase ou o amortecedor de torção desaparece completamente. Nestes casos, recorre-se a um disco de embraiagem rígido, embora possa ser necessário utilizar um disco de embraiagem com compensação de desalinhamento. Devido às tolerâncias no motor e à caixa de velocidades, principalmente nos eixos primários da caixa de velocidades sem rolamento piloto, pode ocorrer uma deslocação entre a cambota e a caixa de velocidades. Ao serem utilizados discos de embraiagem rígidos, é possível que esta deslocação em casos críticos resulte em ruídos no ralenti e num maior desgaste das estrias do disco. A solução para este problema é o disco de embraiagem com compensação de desalinhamento, o qual compensa as possíveis forças radiais ao nível do ralenti e carga reduzida. Neste tipo de discos de embraiagem, as moles de compressão apenas são eficazes ao nível da carga mínima. Na imagem, podem ser observados, do lado esquerdo para o lado direito, um disco de embraiagem rígido, um disco de embraiagem com função de compensação de desalinhamento, um disco de embraiagem com amortecedor de carga e um disco de embraiagem com amortecedor de ralenti, carga reduzida e carga.

