A distribuição por corrente está cada vez mais presente no mercado automóvel. As suas vantagens, face à distribuição por correia dentada, levaram os principais construtores a optar por este sistema para todo o tipo de motores. Neste blog, já dedicámos um post a explicar as vantagens e inconvenientes de cada solução: não deixes de ler o post correia ou corrente, qual é o melhor sistema. Além disso, há numerosos conteúdos relacionados com este tipo de distribuição, nos quais te explicamos como lubrificar a corrente, como distinguir entre os vários tipos de corrente, ou os vários tipos de distribuição por corrente que podes encontrar no teu dia-a-dia na oficina.
Neste caso, queremos dar-te um conselho relacionado com a manutenção da distribuição das mecânicas 1.4 TSI. Trata-se de motores a gasolina de injeção direta, muito utilizados em numerosos modelos do grupo VAG, como os Seat Toledo e Ibiza, Skoda Octavia ou Volkswagen Golf, Passat e Tiguan.
Kit Corrente INA, a melhor opção para o profissional
Para realizar uma manutenção completa da distribuição por corrente, a melhor opção para o profissional é sem dúvida o Kit Corrente INA, disponível para mecânicas 1.2 e 1.4 TSI. Os kits INA têm tudo o que é necessário para uma manutenção profissional da distribuição por corrente: além da corrente de distribuição, guia tensora, guia de deslizamento, tensor e do aditivo Chain Protect, podem incluir o carreto da cambota e o variador de fase da árvore de cames.
A chave: os dentes do carreto da cambota

No caso dos motores 1.4 TSI, para os modelos citados anteriormente, há dois kits disponíveis, mas por que razão? A questão é que o carreto da cambota da distribuição nestas mecânicas, apresenta até quatro espaços distintos entre dentes. É necessário comprovar esta informação para saber que kit será o mais adequado, em cada caso. A seguir, tens a chave para acertar à primeira. Relembra que, para saber o número de dentes, tens que contar os exteriores e interiores:
– Para carretos com um número de dentes 18/18 ou 18/19, deve utilizar-se o Kit Corrente INA nº 559 0154 30, que, em ambos os casos, inclui o carreto 18/18 válido para ambos (em cima, à esquerda).
– Se o número de dentes é de 23/18, ou de 23/19, o Kit Corrente INA indicado é o nº 559 0154 31(na imagem inferior). Em ambos os casos, está incluído o carreto 23/18 (em cima à direita), também válido para substituir ambas as dimensões.
Se tens alguma dúvida, não esqueças de consultar o catálogo disponível em www.repxpert.pt.
