Vai substituir a distribuição num automóvel com mecânica VAG V6 2.5 TDI? Antes de começar, recomendamos-lhe que verifique todas as informações que tem à sua disposição em www.repxpert.pt. Não se esqueça que, apenas com o seu registo, terá acesso à maior seleção de manuais técnicos, diagnóstico de danos, vídeos tutoriais ou instruções de reparação TecRmi. Se quiser saber mais, neste post contamos-lhe os detalhes a sobre a substituição do kit de distribuição oferecido pelo REPXPERT
Entretanto, como antecipação, vamos dar-lhe alguns conselhos e procedimentos que serão úteis para si na próxima substituição que fizer da distribuição 2.5 V6 TDI VAG. E antes de continuar, não se esqueça de subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.
A instalação do kit de distribuição dos motores VAG V6 2.5 TDI pode ser complicada e, além disso, exige que se tenham conhecimentos muito específicos. Esta mecânica, com 2496 centímetros cúbicos de cilindrada, foi montada em vários veículos entre 1997 e 2008. Com potências que iam dos 150 aos 180 cv, estava presente nos Audi A4 (B5), A6 (D5), A8 (D2), Skoda Superb I e VW Passat (B5). Portanto, trata-se de um propulsor com uma importante presença no parque automóvel.

Escolha a solução de manutenção completa
Para realizar uma reparação do acionamento primário de uma forma profissional, o mais indicado é a substituição de todos os componentes sujeitos a desgaste. Neste sentido, o mais eficaz é escolher uma solução de manutenção completa, que inclua tudo o que necessita. O kit de distribuição INA n.º 530 0539 30 é, sem dúvida, a melhor escolha. Não se esqueça que a INA é a marca especialista em componentes de motor da Schaeffler, e todas e cada uma das peças que poderá encontrar na caixa oferecem-lhe qualidade OE. No interior deste kit poderá encontrar os tensores, as polias de inversão, o amortecedor de oscilações, o braço tensor basculante e, naturalmente, as duas correias dentadas. Na imagem anterior, pode ver os detalhes de todos os componentes incluídos. Em www.repxpert.pt pode consultar os detalhes de todas as aplicações e especificações deste e de todos os produtos LuK, INA e FAG, graças ao seu catálogo TecDoc.

Os 9 passos que deve seguir
Esta mecânica destaca-se pela sua elevada potência e binário do motor, assim como pela sua configuração de 6 cilindros em V. Por este motivo, incorpora tensores automáticos e amortecedores de oscilações para garantir a correta tensão e recolha das correias, especialmente em momentos de grandes acelerações. Também é necessário ter em consideração que uma vez que o conjunto seja desmontado, é preciso conhecer algumas condições que nos permitirão montá-lo e conseguir assim uma instalação correta. E não se esqueça que, para consultar os detalhes deste procedimento, em www.repxpert.pt tem à sua disposição as instruções específicas de montagem TecRmi.

A seguir, explicamos de forma detalhada os nove passos necessários para a montagem correta da distribuição em veículos VAG com mecânica 2.5 TDI. Os passos são:
1. Desmonte as velas de incandescência.
2. Bloqueie a posição dos veios.
3. Certifique-se de que as árvores de cames, a cambota e a bomba de injeção estão bloqueadas.
4. Monte os tensores e polias de desvio.
5. Posicione a correia.
6. Coloque o tensor, o amortecedor e rode corretamente a correia do motor. Pode encontrar detalhes sobre como realizar este passo na informação de serviço INA 0007.
7. ATENÇÃO! Tenha em consideração que o passo anterior é muito importante para garantir que o apoio traseiro do tensor se encontre corretamente apoiado no braço do amortecedor. Se for instalado numa posição incorreta, não será possível obter a tensão correta da correia, o que provocará ruídos e, possivelmente depois de alguns quilómetros, danos graves no motor.
8. Uma vez que se assegure a posição, com a correia posicionada, é necessário deslocar o tensor com a chave Allen no sentido dos ponteiros do relógio para que o basculante seja acionado para a haste do amortecedor de oscilação e facilitar assim a extração do bloqueio do mesmo (sempre nessa ordem).
9. Coloque corretamente o tensor da correia da bomba de combustível. Para ver a forma como o pode fazer corretamente, pode consultar a informação de serviço INA 0063. Deve aplicar o binário de 1,5 Nm no tensor no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e depois apertar.
ATENÇÃO! Para posicionar corretamente este tipo de tensor, é necessário ter uma chave sextavada aberta para poder alcançar o hexágono de ajuste.