Quando for realizada a manutenção da distribuição de um motor TDi 1.9 ou 2.0 do grupo VAG, há uma ferramenta especial disponível que facilita uma intervenção em particular. Trata-se da substituição do perno do tensor da correia dentada. Este perno deve estar introduzido de forma suficiente para garantir a instalação correta da polia, evitando assim danos posteriores devido a uma colocação incorreta.
Antes de trabalhar na distribuição de um motor Tdi 1.9 ou 2.0 do grupo VAG, dedique alguns minutos a ler estas linhas. Porque neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, incentivamos-lhe a ver o vídeo de demonstração da ferramenta e damos-lhe alguns conselhos úteis que convém lembrar durante o procedimento.
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Razão de ser da ferramenta
Em primeiro lugar, deve ter em consideração que, quando realizar a intervenção de manutenção da distribuição, a Schaeffler recomenda a substituição deste perno, uma vez que se trata de uma peça submetida a desgaste. Por este motivo, está incluído no kit correia INA. Lembre-se que nem todos os fabricantes o incluem nos seus kits de correias dentadas.
A razão de ser desta ferramenta é que a rosca de fixação deste perno deve ficar nivelada. A inserção do perno com a profundidade incorreta fará com que seja sujeito a uma “tensão cíclica”, fazendo com que os impulsos de explosão irregulares do motor passem através do perno, fazendo com que se afrouxe ou mesmo que se parta.

Além disso, há o risco de que o perno não entre diretamente, um detalhe que provocará as mesmas consequências negativas. Para garantir que entrou na posição correta, está incluído um bloco que permite realizar essa verificação (ver imagem abaixo).

Pode aceder ao vídeo de demonstração de utilização da ferramenta através desta ligação, mas aconselhamos que consulte antes estes 5 conselhos:
1. Convém lembrar que o perno deve ser apertado com o binário correto indicado pelo fabricante. Para aumentar os detalhes sobre a utilização da ferramenta, recomendamos-lhe que consulte igualmente esta informação de serviço
2. Deve saber que, dependendo do modelo, são utilizados dois tipos de pernos, um M8 rosca fina ou um perno M8 a M10 escalonado. A ferramenta possui um orifício de 10 mm numa extremidade para permitir a sua utilização com o perno escalonado. Certifique-se de que a ferramenta está a ser utilizada de forma correta para se adaptar ao respetivo perno.
3. Em qualquer caso, é fundamental que, quando se remova o perno velho, se verifique que não há depósitos de alumínio que tenham sido arrancados pelo mesmo.
4. O orifício do perno no motor deve ser examinado de forma minuciosa para detetar possíveis danos na rosca, restos de materiais de tipo Loctite ou metal líquido que possam ter sido previamente utilizados. Isto é importante, uma vez que estes resíduos podem inutilizar a rosca do perno, o que pode acabar por requerer a sua reparação. Se for necessário reparar a rosca, deve ser utilizada a ferramenta em conjunto com o bloco quadrado para se certificar de que o perno fica perfeitamente alinhado e direito.
5. Uma vez que o perno tenha sido ajustado com a profundidade correta, a porca de fixação do tensor deve ser apertada com o seu binário de aperto (ver instruções do fabricante do veículo), e é essencial que também se aplique a rotação suplementar em graus (utilize novamente as instruções do fabricante). Durante a fase de rotação em graus, certifique-se de que o perno esteja a distender e não apenas a rodar sobre si mesmo, uma vez que podem ocorrer danos na rosca.