A substituição de uma embraiagem tem pouca dificuldade para a maioria das oficinas independentes. No entanto, quando se trata de uma dupla embraiagem a seco, esta intervenção pode tornar-se numa dor de cabeça para um profissional que não possua a experiência e as informações adequadas.
LuK RepSet 2CT é a única solução de manutenção integral do mercado especialmente criada para a substituição da dupla embraiagem a seco. E quando falamos em integral queremos dizer que inclui todos os componentes necessários para realizar uma intervenção profissional.
Desde o seu lançamento no mercado de peças de substituição em 2012, a Schaeffler ampliou continuamente a gama de LuK RepSet 2CT. Atualmente cobre aplicações para veículos da Audi, Seat, Skoda e Volkswagen (1.ª e 2.ª geração) com transmissão de 7 velocidades (0AM); para a transmissão DC4 de 6 velocidades da Renault, e para a transmissão DPS6 de 6 velocidades da Ford, além das novas incorporações para Hyundai, KIA e Smart.
Sucesso através de tecnologia inovadora
A transmissão de dupla embraiagem é cada vez mais popular e aumentou a sua presença no mercado a nível global de forma constante durante os últimos anos. A principal razão é a grande procura que existe em relação às caixas de velocidades automáticas rápidas, confortáveis e eficientes por parte dos utilizadores. Uma procura que representa mais de 16 milhões de veículos equipados com dupla embraiagem a seco que circulam por todo o mundo, um valor que não para de aumentar. De acordo com as estimativas da Schaeffler, muito em breve 1 de cada 5 veículos novos irá ter uma transmissão de dupla embraiagem equipada, um valor que representa um enorme potencial para as oficinas e para os distribuidores.

Transmissões automatizadas para um maior conforto e eficiência
Este sistema de embraiagem, desenvolvido pela Schaeffler, começou a ser produzido em série em 2008. Tal como já comentámos, convenceu a indústria e os condutores devido à combinação que faz entre a comodidade de uma transmissão automática e o carácter desportivo de uma transmissão manual. A estas virtudes devemos adicionar a sua elevada eficiência, o que lhe permite conseguir uma poupança de combustível de até 6% em comparação com uma transmissão manual. Por outro lado, as emissões de CO2 podem ser reduzidas entre 8 e 12 por cento em comparação com uma transmissão manual, e entre 12 e 18 por cento em comparação com uma transmissão automática convencional.
O princípio básico: sem interrupção da tração
O princípio de funcionamento da dupla embraiagem é complicado, mas é fácil de descrever. Consiste em duas embraiagens montadas em dois eixos de transmissão que estão colocados no interior da caixa de velocidades. Cada uma destas sub-transmissões foi concebida para funcionar como uma transmissão manual e cada uma tem a sua própria embraiagem. Durante a condução, as mudanças de velocidade são controladas automaticamente. Uma das duas embraiagens desloca as engrenagens com números ímpares, enquanto a outra ativa e desativa as engrenagens com números pares e marcha-atrás. A mudança entre as engrenagens é ativada eletronicamente e implementada através de acionadores hidráulicos ou eletromagnéticos. Uma vez que isto ocorre numa fração de segundo, a mudança de velocidade não tem praticamente nenhuma interrupção de tração. Pelo contrário, numa transmissão manual com uma embraiagem de disco único, a embraiagem fecha-se durante o tempo de inatividade. Depois, volta a abrir-se aquando do acionamento do pedal da embraiagem, o que interrompe o fluxo de energia.
Húmida ou a seco – versões da dupla embraiagem
Para além da dupla embraiagem a seco, a Schaeffler também incorporou uma versão húmida à sua gama. A escolha de uma ou outra tecnologia depende da carga específica da embraiagem, sendo que o binário máximo desempenha um papel importante. A dupla embraiagem a seco costuma ser a melhor escolha para veículos com um binário inferior a 250 Nm, e veículos pequenos e médios com 1.2, 1.4 ou 1.6 litros de cilindrada. Em contrapartida, a dupla embraiagem húmida, refrigerada por óleo, é utilizada em veículos do segmento superior, com valor de binário superiores a 250 Nm. Neste caso, as perdas de calor criadas pela aplicação da mudança e pela aceleração são absorvidas pelo óleo da transmissão.

A solução de manutenção integral: LuK RepSet 2CT
Como ocorre com praticamente todas as embraiagens, a dupla embraiagem a seco também está sujeita a desgaste. Como já vimos, a sua presença cada vez maior no parque está a fazer com que seja uma visita habitual das oficinas. Por isso, é fundamental ter uma solução de manutenção integral como LuK RepSet 2CT, que inclui, numa única caixa, a embraiagem, as forquilhas e as restantes peças que é necessário substituir, conforme o caso. Mas, é suficiente? O que é que o profissional necessita para além disso? A particularidade da localização deste componente, diretamente montado na transmissão, fez com que a Schaeffler desenvolvesse as ferramentas que permitam, por exemplo, removê-lo facilmente ou instalá-lo sem provocar danos. Ferramentas que foram desenvolvidas numa configuração modular, para que a oficina possa ir atualizando o seu conjunto perante a chegada de novas aplicações. E, como é natural, em conjunto com as ferramentas especiais, a Schaeffler disponibiliza ao profissional a mais ampla oferta de formação, manuais de instalação e assistência técnica, para garantir que cada intervenção seja um sucesso.