A substituição de uma embraiagem tradicional apresenta uma dificuldade relativa para um profissional de mecânica. No entanto, quando se trata de uma embraiagem dupla, esta intervenção pode tornar-se num verdadeiro desafio, se não se possuem os conhecimentos e a informação adequadas. Então, como pode a oficina independente reparar um componente tão complexo com este? A resposta é o LuK RepSet 2CT, a única solução de manutenção integral do mercado, criada especialmente para a substituição da embraiagem dupla a seco. Esta solução, inclui, numa só embalagem, todos os componentes necessários para realizar uma reparação profissional.
Lançada no mercado do pós-venda em 2012, a gama LuK RepSet 2CT cresceu até cobrir uma grande quantidade de aplicações: VAG (1ª e 2ª gerações) com transmissão 7 velocidades, Renault (DC4 de 6 velocidades), Ford (DPS6 de 6 velocidades) ou Fiat (FTP6 de 6 velocidades). Consulta o site www.repxpert.pt para conhecer ao detalhe os veículos que estão equipados com estas transmissões, como Hyundai, Kia e Smart ou Jeep. A esta gama para embraiagens duplas a seco, acrescentou-se ainda a versão para embraiagens duplas húmidas, de que falamos neste post de REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.
Oportunidade de negócio
A transmissão de embraiagem dupla é cada vez mais popular e aumentou a sua presença no mercado a nível global de forma constante durante os últimos anos. A principal razão é a grande procura por parte dos utilizadores de uma caixa automática rápida, confortável e eficiente. Uma procura que se traduz em cerca de 20 milhões de veículos equipados com embraiagem dupla a seco circulando por todo o mundo, um número que não para de crescer. Segundo estimativas da Schaeffler, dentro de muito pouco tempo, um em cada cinco veículos novos estará equipado com uma transmissão de embraiagem dupla, um valor que representa uma importante oportunidade de negócio para a oficina.
Vantagens da tecnologia de embraiagem dupla
Este sistema de embraiagem entrou em produção em série em 2008, já na altura utilizando embraiagens da LuK. Como já dissemos, esta solução convenceu a indústria e os condutores, pois combina a comodidade de uma transmissão automática com a desportividade de uma transmissão manual. A estas virtudes há que acrescentar a sua elevada eficiência, que lhe permite atingir uma poupança de combustível até 6%, em comparação com uma transmissão manual. Por seu lado, as emissões de CO2 podem reduzir-se entre 8 e 12 por cento, em comparação com uma transmissão manual; e entre 12 e 18% em comparação com uma transmissão automática convencional.
O princípio básico: sem interrupção de tração
O princípio de funcionamento da embraiagem dupla é complicado, no entanto fácil de descobrir. Consiste em duas embraiagens montadas em dois veios primários, colocados dentro da caixa de velocidades. Cada uma destas sub-transmissões foi desenhada para funcionar como uma transmissão manual e cada uma tem a sua própria embraiagem. Durante a condução, as mudanças de relação são controladas automaticamente. Uma das embraiagens transmite binário ao veio das relações ímpares, enquanto o outro ativa a transmissão de binário ao veio das mudanças pares e marcha-atrás. A mudança entre ambas as engrenagens é ativada eletronicamente, sendo implementada mediante atuadores hidráulicos ou eletromagnéticos. Como isto ocorre numa fração de segundo, a mudança de relação quase não tem nenhuma interrupção de tração. Pelo contrário, numa transmissão manual com uma embraiagem de um único disco, a embraiagem fecha-se durante o tempo de inatividade do pedal. A seguir, abre de novo pressionando o pedal de embraiagem, o que interrompe o fluxo de energia e retarda a mudança de relação.
Também para embraiagem dupla húmida
Graças ao LuK RepSet 2CT, também é possível reparar embraiagens duplas húmidas. A escolha de uma ou de outra tecnologia por parte dos construtores depende da carga específica da embraiagem, razão pela qual o binário máximo toma um papel importante. A embraiagem dupla a seco tende a ser a escolha ótima para veículos com um binário menor a 250 Nm, ou seja, veículos dos segmentos pequenos e médios com 1.2, 1.4 ou 1.6 litros de cilindrada. Em contraste, a embraiagem dupla húmida, refrigerada por óleo, utiliza-se em veículos do segmento superior, com valores de binário superiores a 250 Nm. Neste caso, as perdas de calor criadas pela mudança de relação e a aceleração são absorvidas pelo óleo da transmissão.
A solução integral da manutenção: LuK RepSet 2CT
Como quase todas as embraiagens, a de dupla embraiagem a seco também está sujeita a desgaste. Como já vimos, a sua presença cada vez maior no mercado está a torná-la numa visita habitual à oficina. Por isso, é fundamental contar com uma solução integral de manutenção como o LuK RepSet 2CT, que inclui, numa única embalagem, a embraiagem dupla, rolamento, forquilhas de embraiagem e todos os acessórios necessários. Contudo, será isto suficiente? Que mais necessita o profissional? A particularidade da montagem deste componente diretamente na transmissão, levou a Schaeffler a desenvolver as ferramentas que permitem, por exemplo, extraí-la sem dificuldade ou fazer a sua instalação sem provocar danos, ou ajustar a sua montagem para garantir um funcionamento sem falhas. São ferramentas que foram desenvolvidas em configuração modular, para que a oficina possa ir atualizando face à chegada de novas aplicações. E, naturalmente, em conjunto com as ferramentas especiais, a Schaeffler coloca à disposição do profissional a mais ampla oferta de vídeos tutoriais, manuais de reparação, ou guias de instalação, para garantir que cada intervenção resulta num êxito. Lembra-te que todos estes conteúdos estão disponíveis em www.repxpert.pt.