Se vais substituir a embraiagem num A4 equipado com uma embraiagem modular, recomendamos que dês uma vista de olhos a este post, no qual te explicamos um detalhe que é importante conhecer. Escolhemos a embraiagem do A4 porque este modelo da Audi, tal como sucede noutros casos, apresenta particularidades, quando chega a altura de realizar uma reparação profissional e sem falhas.
Não é a primeira vez que, neste blog, damos conselhos de reparação específicos: recomendamos-te que dês uma vista de olhos a outros posts nos quais referimos detalhes úteis para substituir o volante bimassa num Renault Scenic, a embraiagem num Citroën C1 ou os rolamentos de roda em vários modelos da BMW ou Mercedes-Benz.
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A que veículos se aplica?
Este post é dedicado a um tipo específico de embraiagem que se encontra em diversos modelos da Audi, como o A4, A5, Q5 e A6 fabricados desde o ano de 2007 e em gerações posteriores, equipados com caixa de velocidades manual de 6 velocidades. Trata-se de uma embraiagem associada a uma caixa de velocidades específica, na qual o semi-eixo da transmissão dianteiro eesquerdo passa através da caixa de velocidades, à frente da embraiagem. Para saber mais sobre esta configuração e conhecer as suas vantagens, podes ler mais neste post no qual te contamos os segredos da tecnologia de embraiagem modular.
Folga excessiva do rolamento?
Os módulos de embraiagem para estes modelos da Audi integram o seguinte conjunto de componentes: prato de pressão, disco de embraiagem e volante bimassa (DMF). O módulo instala-se antes de montar a caixa de velocidades (ver imagem superior) e, posteriormente, fixa-se como um conversor de binário num prato de arrasto do motor.
Quando estiver desmontado, vais ver que a folga do rolamento da massa secundária é muito maior que num volante bimassa convencional. Contudo, este detalhe não deve ser motivo de alarme, já que é normal neste tipo de volante bimassa.
Por comparação com um volante bimassa normal, o rolamento da massa secundária não se apoia no batente da massa primária, mas sim no veio primário da caixa de velocidades. Enquanto não se instale o módulo, falta este batente do rolamento, por isso a folga parece ser excessiva. No entanto, esta folga vai desaparecer quase por completo ao montar o módulo da embraiagem (ver imagem superior) ao ser introduzido através do veio primário da caixa de velocidades.
Se existem diferenças a este respeito com os DMF de outros fabricantes, estas devem-se ao desenho e não afetam o funcionamento. Se queres conhecer a fundo o procedimento de instalação da embraiagem modular Audi, lembra-te que no REPXPERT tens à tua disposição o vídeo tutorial da embraiagem modular Audi elaborado pelos nossos técnicos.