Há ocasiões em que os fabricantes introduzem modificações nos seus modelos ao longo da sua vida comercial. Neste novo post de REPXPERT, o Blog da Oficina de Mecânica, vamos falar de uma destas modificações, que afeta o Citroën C1 e os seus gémeos, o Peugeot 107 e o Toyota Aygo, a partir do ano 2005. Mais concretamente as versões equipadas com os motores KGB10 e 1KR-FE. Com esta modificação, os fabricantes aumentaram o diâmetro do disco de embraiagem de 180 mm para 190 mm. A LuK, a marca especialista em transmissão da Schaeffler, inclui este disco de maior diâmetro na sua solução de manutenção LuK RepSet Nº 619 3072 00, de acordo com as novas especificações. Contudo, na altura de realizar a substituição da embraiagem nestes modelos, deves seguir um procedimento para garantir uma reparação profissional. Vamos ver os detalhes.
Verificações prévias

Em primeiro lugar, é necessário verificar se os componentes do sistema de acionamento (forquilha, alavanca,…) apresentam sinais de desgaste. Em caso afirmativo, as que apresentarem marcas de desgaste devem ser substituídas. Perante a dúvida, os técnicos de REPXPERT recomendam substituir sempre a forquilha de desembraiagem.
Por outro lado, e dado que o ponto de serviço do pedal se pode prolongar até 15 ou 20 mm, ao montar a embraiagem nova, é necessário verificar o curso livre do pedal de embraiagem depois da reparação e, se necessário, fazer o ajuste de acordo com a informação do fabricante do veículo. Tem em conta que o ajuste deve verificar-se a cada 15 000 km, pelo menos. Se não se fizer um ajuste correto, a vida útil da embraiagem vai reduzir-se consideravelmente.
Como corrigir o curso do pedal

Para verificar e corrigir o curso do pedal de embraiagem, deves seguir os passos que te indicamos a seguir:
- Coloca uma régua como se vê na figura acima
- Aciona o pedal de embraiagem manualmente, empregando uma força suave (15 a 20 N) desde a posição de repouso, até que se comece a notar resistência e mede-se a distância que o pedal percorreu entre ambos os pontos.
- O curso medido deve ser de 23 mm com tolerância de 1 mm
- Se o valor calculado se encontra fora da tolerância, é necessário ajustar o curso livre do cabo de embraiagem para os valores nominais.
- Tem em conta que, uma vez ajustado, o pedal de embraiagem pode ficar um pouco mais alto que o pedal de travão
Lembra-te que, para saber mais informação ou consultar as instruções de montagem e serviço, podes visitar www.repxpert.pt.