Os técnicos do REPXPERT recebem numerosas consultas de oficinas de todo o país, muitas delas relacionadas com reparações da transmissão. Desta vez, vamos contar um caso real relacionado com uma embraiagem auto-ajustável SAC. Trata-se de uma embraiagem para um Nissan Qashqai 1.6 dCi, um modelo tradicionalmente líder de vendas no seu segmento. Deves ter em conta que este modelo vem equipado com uma embraiagem auto-ajustável SAC, pelo que se torna indispensável usar uma ferramenta especial. Neste post podes ver a ferramenta SAC em utilização. Contudo, como verás mais à frente, isso não é suficiente para garantir uma instalação sem falhas. Se vais mudar uma embraiagem de um Qashqai, continua a ler.

Embraiagem do Qashqai: o disco fica livre depois da montagem
A oficina que contactou os técnicos do REPXPERT tinha substituído o kit de embraiagem de um Nissan Qashqai 1.6 dCi. Para isso, usou a solução de manutenção LuK RepSet Pro Nº624353933. Depois de verificar que esta embraiagem era do tipo auto-ajustável (SAC), usou a ferramenta especial Nº400 0237 10 (ver imagem abaixo) para evitar danos nos componentes ou falhas na montagem. Se não estás familiarizado com este utensílio, recomendamos-te que dês uma vista de olhos ao post no qual te explicamos por que é necessário empregar a ferramenta especial SAC para garantir a sua correta instalação.
Contudo, uma vez finalizada a operação, ao fazer a verificação a oficina reparou que o disco ficava livre ao apertar a prensa e retirar a ferramenta. O que poderia ter acontecido?

As possíveis causas da falha
A primeira coisa que se deve ter em conta é que o disco e a massa da embraiagem são componentes ajustados desde a sua produção e estão projetados para funcionar em conjunto. Por esse motivo, é importante empregar o kit completo, evitando assim desajustes, algo que a oficina teve em conta. Um detalhe importante é que o ponto de ajuste do sistema auto-ajustável está definido pela espessura do disco e a altura do prato de pressão. Por esse motivo, não é recomendável reajustar a embraiagem. Em cada movimento de ajuste do sistema, a roda dentada move-se 0,03 mm o que deve ser feito com muita precisão.
Em relação à ferramenta especial, quando esta se utiliza, nunca devemos apertar o diafragma mais do que o ponto em que o corpo da massa toca no volante. Se o fizermos, podemos atingir o sensor de diafragma e danificar o sistema. Finalmente, há que recordar que a ferramenta especial deve ser empregue desde o primeiro momento, já que, se não se fizer, há grande probabilidade de danificar o sistema, inclusivamente se se tiver tentado reajustar essa embraiagem anteriormente.