Se, num post anterior do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, nos centrámos nos conselhos para trabalhar com o acionamento de válvulas, hoje é a vez de folga das válvulas e das consequências de um ajuste incorreto.
O motor é um sistema complexo sujeito a vários fatores como mudança de temperatura, pressão ou humidade. No seu interior, há diferentes componentes que funcionam em harmonia e que, por sua vez, estão fabricados com diferentes materiais.
Como consequência, ocorrem pequenos desajustes em parte devido às diferenças entre os coeficientes de expansão térmica.

Chama-se folga das válvulas à folga definida que permite compensar estas diferenças de tamanho durante a operação do motor. Para compreender melhor a transcendência desta folga, vamos rever os efeitos que uma folga das válvulas incorreta tem no motor.
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Folga das válvulas insuficiente: a válvula abre-se antes e fecha-se mais tarde
1. O menor tempo de fecho impede a dissipação de calor suficiente da guia da válvula
2. A guia da válvula de escape sobreaquece, reduzindo a resistência mecânica da válvula, podendo provocar a sua rotura.
3. Com o motor quente, é possível que a válvula de escape ou a válvula de admissão não se fechem completamente.
4. A válvula de escape absorve gases de escape e, ao mesmo tempo, as chamas saem pela válvula de admissão até à conduta de admissão.
5. Há perdas de combustível, com a subsequente perda de potência do motor e o aumento de emissões.
6. Sobreaquecimento das válvulas pelos gases de escape quentes que fluem de forma constante, queimando as guias e as sedes das válvulas.

Folga das válvulas excessiva: a válvula abre-se mais tarde e fecha-se antes
• Tempos de abertura mais curtos e secções transversais de abertura mais pequena.
• Reduz o nível de enchimento do cilindro com uma mistura de combustível, o que piora os valores das emissões.
• Redução do binário e potência do motor.
• Alta tensão mecânica na válvula.
• Ruídos gerados no acionamento de válvulas.
• Deformação do eixo da válvula na superfície de contacto com o elemento de ajuste.
Se quiser evitar estes efeitos indesejáveis, não perca este post, no qual fazemos uma análise do processo de regulação da folga das válvulas.
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