Os erros de montagem são muitas vezes a causa mais comum de avarias prematuras em todo o tipo de componentes. Por isso, é essencial conhecer os detalhes de cada procedimento antes de realizar a substituição de um componente. As soluções de manutenção que a Schaeffler desenvolve para o mercado de peças de substituição procuram facilitar as reparações, reduzindo o risco de avaria ao mínimo. No entanto, há momentos em que a única forma de evitar o erro é ter as informações adequadas. Esse é o caso da protagonista deste post, a bomba de água. Uma das causas mais comuns de avaria da bomba é a falha do empanque, uma avaria que pode ser evitada ao seguir um simples conselho. A seguir vamos analisar as causas desta avaria e como as pode evitar, mas antes de começar, animamos-lhe a visitar outros conteúdos que publicámos em relação a este componente, como os dedicados a analisar os cinco componentes fundamentais da bomba de água, as causas mais comuns de danos nas bombas de água ou os tipos de bombas de água que pode encontrar no mercado.
E antes de continuar, não se esqueça de subscrever o REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.
Cuidado com a utilização do selante
Tal como lhe comentámos, os danos no empanque encontram-se entre as causas mais comuns de avaria na bomba de água. Para as evitar, não se esqueça que, quando a bomba de água inclui uma junta plana ou um orringue (junta tórica) para a sua montagem, tal como pode ver na imagem acima, não deve utilizar qualquer tipo de selante adicional. Deve ter em consideração que, se o fizer, o material selante excedente sairá pela extremidade da junta e acabará por ser arrastado pelo líquido refrigerante. Este material pode depositar-se no eixo da bomba que se encontra entre a carcaça e o impulsor, e acabará por provocar o desgaste prematuro do empanque devido à pressão do circuito, tal como pode ver na imagem abaixo. A consequência final será a avaria prematura da bomba.
