As juntas homocinéticas desempenham um papel fundamental na transmissão de binário do veículo: igualar a velocidade entre ambas as extremidades dos semieixos, independentemente do ângulo de trabalho. Num post anterior, já tivemos a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de juntas homocinéticas. Desta vez, vamos rever os principais passos que devem ser seguidos aquando da montagem de uma junta homocinética, tanto para realizar a revisão do sistema como uma montagem e lubrificação adequadas. Neste post, contamos-lhe tudo sobre a lubrificação das juntas homocinéticas.
Revisão do sistema:
Em primeiro lugar, deve verificar o estado e a fixação de todos os rolamentos do grupo de transmissão, assim como as mangas de eixo com peças de montagem (juntas, tirantes, etc.). Também deve rever os suportes do chassis, incluindo os pernos de fixação.
Os rolamentos de roda e os cubos da roda são componentes que têm uma grande importância para o chassis, sendo que também os deveria rever, assim como os elementos do amortecimento.
Também é necessário realizar um alinhamento de eixos para verificar a sua geometria. Tenha sempre em consideração as instruções de reparação. Não se esqueça que estão à sua disposição em www.repxpert.pt.
Montagem e lubrificação
1. Não se esqueça que apenas deve instalar abraçadeiras novas e adequadas para cada junta. Nunca deve reutilizar abraçadeiras usadas. Também não deve aplicar abraçadeiras de serrilha de plástico nem arames torcidos.
2. Não se esqueça de utilizar sempre o lubrificante específico que incluímos nos nossos produtos. Se aplicar outro tipo de lubrificante, reduzirá a vida útil da junta homocinética. Se quiser saber mais pormenores sobre a lubrificação das juntas homocinéticas e o lubrificante adequado, deve ler este post.
3. A limpeza interior é um passo prévio da lubrificação que deve realizar com cuidado. Em primeiro lugar, desmonte a junta homocinética pelo lado do semieixo, enquanto retira todo o lubrificante que puder e limpe a junta já instalada.
4. Para a limpeza e a eliminação de sujidade, recomenda-se a aplicação de dissolventes com acetona e a posterior secagem com ar comprimido.
5. Antes de voltar a montar, deve encher o interior da junta com o lubrificante fornecido.
6. A seguir, introduza o restante lubrificante com pressão no fole axial pré-montado.
7. É necessário eliminar o ar restante do interior do fole axial. Para isso, introduza uma chave de fendas entre o fole e o semieixo, tal como mostramos na imagem.

8. Monte e aperte as abraçadeiras no respetivo sítio.
