Alguns modelos da Audi lançados a partir de 2008 têm instalada uma versão especial de caixa de velocidades. A sua particularidade está na posição diferente do diferencial, que agora se encontra à frente da embraiagem, considerando o sentido de movimento. Como consequência, equipam uma embraiagem particular denominada módulo de embraiagem. Podemos encontrar esta embraiagem nos Audi A4, A5, Q5 e A6, desde 2008. O objetivo deste desenho era dotar a plataforma de uma grande distância entre eixos, além de otimizar a distribuição de pesos pelos dois eixos, melhorar a proteção dos peões em caso de acidente e a aerodinâmica. Neste blog podem encontrar conteúdos dedicados a este sistema. Se queres saber mais, não deixes de ler os posts dedicados a conhecer os segredos do módulo de embraiagem ou as diferentes instruções de montagem que podes encontrar em www.repxpert.pt para este tipo de embraiagem.
Nesta ocasião vamos falar das ferramentas de montagem específicas que deves utilizar se vais substituir a embraiagem ou o volante bimassa. Vamos começar.
Particularidades do módulo de embraiagem
Estas ferramentas estão unicamente indicadas para embraiagens modulares de veículos Audi equipados com as caixas de velocidades 0B1, 0B2, 0B3 e 0B4, ou seja, os modelos A4, A5 e Q5 lançados em 2008 e nos anos seguintes. Para comprovar os detalhes não te esqueças de consultar o catálogo REPXPERT onde podes ver os detalhes de cada modelo e componentes associados, além de poderes consultar toda a informação técnica necessária para instalar a gama LuK, INA e FAG.
Deves ter em conta que estes modelos podem estar equipados com a caixa de velocidades manual de 6 relações ou as transmissões automáticas S-Tronic CVT ou Multitronic de 7 velocidades. Em todos os casos, semi-eixo esquerdo do eixo dianteiro passa entre a placa de arrasto e o volante bimassa. O diferencial está disposto à frente do módulo de embraiagem, na lateral direita do cárter da caixa de velocidades (ver imagem principal deste post, acima). Para obter o espaço necessário para a caixa de velocidades, o volante bimassa possui uma base de suporte rebitada nos pontos de fixação habituais do volante bimassa.
As ferramentas especiais

Para substituir corretamente a módulo de embraiagem ou o volante bimassa nos veículos indicados, é necessário utilizar o jogo de ferramentas nº 400 0537 10. Consiste em três ferramentas, tal como podes ver na imagem acima. A primeira (1) é indicada para o suporte axial do módulo, a que aparece na parte superior (2) é o apoio para a montagem, enquanto abaixo à direita (3) podes ver a ferramenta para o suporte radial do módulo de embraiagem. Se queres ver os detalhes de montagem do módulo de embraiagem utilizando estas ferramentas, não esqueças que em www.repxpert.pt tens à tua disposição um vídeo tutorial realizado pelos nossos técnicos, no qual podes ver esta reparação com todo o detalhe.