As caixas de velocidades de embraiagem dupla húmida popularizaram-se nos últimos anos, graças às suas numerosas vantagens em relação às caixas automáticas com conversor de binário: são mais leves, mais rápidas e mais eficientes. Esta proliferação gera, sem dúvida, uma importante oportunidade de negócio para a oficina independente, que pode aceder à sua manutenção graças, por exemplo a soluções de manutenção como o LuK RepSet 2CT para embraiagem dupla a seco ou húmida. Não se deve esquecer que estamos a falar de um sistema de grande complexidade, que requer conhecimentos específicos além das peças adequadas.
Esta gama de soluções inclui numa só caixa, todos os componentes que é necessário substituir para uma reparação profissional. Além disso, a REPXPERT, a marca de serviço da Schaeffler, proporciona-te tudo o que é necessário para a reparação: ferramentas especiais, vídeos tutoriais, manuais de reparação RMI ou manuais de diagnóstico, entre outros conteúdos. Não te esqueças que toda a informação está disponível em www.repxpert.pt.
Neste post, vamos concentrar a nossa atenção numa série de conselhos que te serão de grande utilidade na altura de substituir a embraiagem dupla húmida. Vamos começar.
A primeira coisa que deves ter em conta é que estes conselhos são indicados se estiveres a usar a solução de manutenção LuK RepSet 2CT para reparar as seguintes caixas de velocidades:
DQ 381 7 velocidades
DQ 500 7 velocidades
Não te esqueças que é necessário empregar a ferramenta especial indicada em cada caso. Aqui tens mais informação sobre as ferramentas para embraiagens duplas a seco ou húmidas.
Considerações prévias
As ferramentas e procedimentos proporcionados pela Schaeffler são atualizados, para uma maior eficiência. Não esqueças de consultar a última versão do procedimento detalhado de montagem em www.repxpert.pt.
Ao substituir a embraiagem, é necessário comprovar o estado do volante bimassa, substituíndo-o se for necessário. Se pensas reutilizar o volante bimassa, lembra-te que o estriado não deve estar desgastado. Tal como na reparação de uma embraiagem normal, quando se muda a embraiagem dupla húmida, o rolamento piloto deve também ser substituído. Do mesmo modo, as guias de ajuste em falta ou que apresentem danos devem ser substituídas.
Por outro lado, antes de montar a embraiagem dupla húmida, os eixos da transmissão devem limpar-se a fundo, além de se ter que verificar o seu estado. Em geral, todas as peças da transmissão sujas ou contaminadas devem ser limpas antes de instalar os componentes novos. É importante manter a limpeza durante todo o processo de reparação.
Massa lubrificante de alto rendimento
Antes de instalar a transmissão, tanto o estriado do volante bimassa como o estriado do disco devem estar lubrificados. A escolha de lubrificante será determinada pelas indicações do fabricante do veículo. Se não existe nenhuma especificação, emprega-se massa de alto rendimento, resistente à temperatura e ao envelhecimento.
Manipulação e segurança
Na altura de retirar e instalar a transmissão, deves utilizar um dispositivo de elevação seguro. Encaminha manualmente o motor e a transmissão até que as superfícies de ambas as partes entrem em contacto completamente, antes de os aparafusar. Tem em conta que as embraiagens duplas e os volantes bimassa são peças delicadas. Se sofrem uma queda, não devem instalar-se novamente. Além disso, a Schaeffler recomenda instalar o LuK RepSet completo, já que a combinação de peças novas e usadas está desaconselhada. Ao finalizar, tem presente que, depois de instalar a embraiagem e a transmissão, deverás ajustar o sistema mediante diagnóstico.