Como já aqui referimos neste blog, no mercado podem encontrar-se diversos tipos de rolamentos de roda. Cada um deles apresenta características particulares e adequadas para cada categoria de veículo e posição de eixo. Na altura de realizar a montagem do rolamento, deves ter em conta certos detalhes, já que nem todos seguem o mesmo processo. Em REPXPERT, o Blog da Oficina de Mecânica, explicamos-te o modo adequado de instalar cada um deles. A seguir, vamos ver, passo a passo, o que deves fazer quando se trata de um rolamento de roda da primeira geração.

Antes de começar
Para realizar a manutenção profissional dos rolamentos de roda de primeira geração, é importante utilizar as ferramentas especiais adequadas. Não apenas para os introduzir e extrair à pressão, mas também para que o anel interior do rolamento permaneça no cubo de roda. Recorda que o objetivo deve ser realizar uma montagem sem falhas, que assegure uma longa vida útil da peça. Além disso, não esqueças de substituir todos os acessórios como parafusos ou porcas, em conjunto com o rolamento. Perante a dúvida, deves saber que o FAG WheelSet inclui, numa só embalagem, tudo aquilo de que necessitas.
Queres ver os vídeos de montagem passo a passo dos rolamentos de roda das gerações 1, 2.1 e 3?
Passo a passo
1.Recomendamos que uses as ferramentas especiais para substituir corretamente o rolamento de roda. Caso contrário, o rolamento poderá sofrer danos. Não esqueças que em www.repxpert.pt tens à tua disposição as instruções de reparação Rmi específicas, onde podes ver quais são as ferramentas de que necessitas.

2. Depois de teres retirado o cubo de roda, deves tirar o anel interior do rolamento. Neste ponto já deves empregar a ferramenta adequada, se não o fizeres, poderás causar danos no cubo da roda.

3. Na altura de instalar o novo rolamento, tem em conta que o deves introduzir exercendo pressão sobre o anel exterior. Isto requer uma peça de pressão ligeiramente mais pequena que o diâmetro exterior do rolamento.
4. É importante que a ferramenta se coloque alinhada e sem inclinação.

5. A seguir, o cubo de roda introduz-se à pressão no rolamento de roda. Uma vez introduzido, deves verificar que a peça entrou completamente e não apresenta folgas.
Queres ver os vídeos de montagem passo a passo dos rolamentos de roda das gerações 1, 2.1 e 3?
E não esqueças, com a FAG, substituir um rolamento de roda é fácil.
Mudar um rolamento de roda é fácil
