Os rolamentos de roda da geração 3 apresentam um desenho marcado pela presença de duas flanges: uma delas faz a função de cubo de roda, enquanto a outra está encarregue de fixar o rolamento à manga de eixo. Trata-se de unidades compactas e com lubrificação vitalícia. No seu interior, empregam esferas de contacto angular em duas filas, como elemento rolante. Podem instalar-se tanto nos eixos motrizes como nos não motrizes. Algumas das inovações mais importantes desenvolvidas pela FAG como a formação orbital ou as ranhuras radiaid, são exclusivas dos rolamentos de geração 3.
Se queres ver como montar outros tipos de rolamentos de roda passo a passo, não te esqueças que neste mesmo blog já te contámos os segredos da montagem de rolamentos de geração 1 e os rolamentos da geração 2.1.
Rolamentos de roda de geração 3: conselhos de manutenção
Uma das vantagens deste tipo de rolamentos é a sua maior facilidade de instalação. Graças ao seu desenho, substitui-se a unidade de rolamento completa. Para levar a cabo a desmontagem, só é preciso retirar os parafusos da manga de eixo e extrair a unidade de rolamento da roda. A seguir, deve-se limpar o suporte de rolamento de roda para depois inserir a nova unidade de rolamento e apertá-la empregando os novos parafusos. A seguir, vamos ver o procedimento passo a passo ilustrado com imagens.
Queres ver os vídeos de montagem passo a passo dos rolamentos de roda das gerações 1, 2.1 e 3?
Passo a passo
O procedimento de montagem dos rolamentos de roda de geração 3 tem diferenças relativamente a outros tipos de rolamentos.

1.Devido a este tipo de rolamento incluir duas flanges, substitui-se a unidade de rolamento completa.

2. Uma vez retirado o rolamento antigo da manga de eixo, é necessário limpar o suporte do rolamento e retirar qualquer detrito que possa dificultar o encaixe, antes de instalar a nova peça.

Uma vez limpo o suporte, introduz-se a nova unidade de rolamento de roda e aperta-se com os parafusos incluídos no conjunto FAG WheelSet. Deves ter em conta que o kit de rolamentos da FAG inclui todos os parafusos e acessórios que é preciso substituir. Se os reutilizas, podes comprometer a fiabilidade da reparação. Não esqueças de apertar o parafuso central, as rodas do veículo não devem estar em contacto com o solo. Se assim for, podem provocar danos no rolamento de roda.

Queres ver os vídeos de montagem passo a passo dos rolamentos de roda das gerações 1, 2.1 e 3?
E lembra-te que, com a FAG, substituir um rolamento é fácil
