Os rolamentos de roda são componentes relativamente fáceis de instalar. As sucessivas evoluções sofridas pelos mesmos foram para a melhoria da sua eficácia e durabilidade, mas também para facilitar a sua substituição. Os rolamentos de roda para veículos de passageiros são componentes que estão prontos para instalação, lubrificados e vedados, evitando que o profissional os tenha de manipular.
No entanto, há aspetos que é necessário ter em consideração. Este é o caso dos rolamentos de roda que incluem um codificador magnético ABS, indispensável para que o sistema de travagem antibloqueio “conheça” a velocidade de rotação das rodas. Esta é a única forma para que o software determine se uma roda se encontra bloqueada e se é necessário liberar pressão dos travões para que continue a travar normalmente.
O rolamento com codificador ABS não apresenta, na teoria, nenhum desafio para o profissional, salvo num caso específico: Quando de tratam de peças da primeira geração, que não apresentam diferenças em nenhum dos seus lados. Neste post, vamos responder às duas perguntas que surgem em relação a esta situação.
E lembre-se de se subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para estar informado sobre todas as novidades e ter acesso a conteúdos exclusivos.
Como posso identificar o lado de montagem de um rolamento de roda que é igual em ambos os lados?
Os rolamentos de roda para veículos equipados com ABS devem ser montados numa posição específica. Os rolamentos possuem um codificador magnético num dos seus lados, que cumpre a função de gerar um sinal de velocidade de rotação para que seja lida pelo sensor da roda. Este codificador deve estar posicionado à frente do sensor.
Por vezes, estes rolamentos parecem ter os dois lados iguais à simples vista, mas apenas um dos lados tem o codificador. Para estes casos, a FAG criou um cartão com um visor que identifica o campo magnético gerado pelo codificador e que mostra pequenos riscos. Este é o lado que deve ser colocado virado para o sensor.

O rolamento pode ser reinstalado se for incorretamente instalado?
Se tiver instalado por engano um rolamento de roda de um carro com ABS de forma incorreta, pode pensar que a solução consiste em remover e reutilizar o mesmo ao colocá-lo na sua posição correta. No entanto, esta não é a solução adequada. Por que motivo?
Os rolamentos de roda que possuem codificador para o ABS têm uma posição de montagem para o sensor. No caso de serem colocados na posição incorreta, a simples operação de desmontagem pode provocar danos a curto prazo no codificador e na gaiola de esferas. Também é necessário ter em consideração que a desmontagem tem a limitação de que, para segurar no rolamento aquando da sua remoção, é necessário o apoio da sua pista interior, o qual cria cargas sobre a peça para as quais não foi desenhada.
Tudo isto fará com que, a longo prazo, os rolamentos apresentem ruído por fricção entre as esferas e as pistas. Aquando da sua inspeção, serão observados planos nas esferas, o que reduzirá a sua capacidade de rotação e aumentará a fricção.