Se pretender mudar o óleo de uma caixa de velocidades VW, este post explica-lhe alguns detalhes que serão bastante úteis para si. A caixa de velocidades 02T do grupo VAG é uma das que tem maior presença no parque europeu. Pode ser encontrada em alguns dos veículos mais vendidos nos últimos anos, como o Audi A3, o SEAT Ibiza, o Skoda Fabia ou os Volkswagen Golf IV e Polo, entre outros modelos. Devido à sua popularidade, a Schaeffler desenvolveu uma solução de manutenção que permite a reparação deste tipo de caixas (e muitas outras): LuK GearBOX. Não deixe de ler este post em que lhe explicamos mais sobre como reparar a caixa de velocidades VAG 02T com LuK GearBOX, além dos segredos da LuK GearBOX para Ford e LuK GearBOX para PSA. E não se esqueça de que tem todas as informações técnicas para o seu dia-a-dia na oficina à sua espera em www.repxpert.pt.
E agora vamos tratar do tema principal deste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica: vamos explicar-lhe o procedimento adequado para o enchimento de óleo da caixa de velocidades 02T do grupo VAG.
Após a montagem, deve encher a caixa com a quantidade adequada de óleo para caixas de velocidades. Consulte as recomendações do fabricante ou o manual específico que pode encontrar no REPXPERT para obter as especificações e os litros que deve utilizar.

A primeira coisa que deve fazer é desapertar o parafuso de enchimento de óleo da caixa de velocidades. Pode vê-lo de forma pormenorizada na imagem acima. Em seguida, encha com óleo indicado para a caixa de velocidades até chegar à extremidade inferior do orifício de enchimento. Depois, aperte o parafuso de enchimento, arranque o motor e aplique uma mudança. ATENÇÃO: não se esqueça que as rodas do eixo de tração não devem estar em contacto com o solo!
Deixe o motor a funcionar com a velocidade aplicada durante aproximadamente 2 minutos. Depois de passar esse tempo, desligue o motor e volte a desapertar o parafuso de enchimento. Verificará que o nível baixou e, portanto, deve adicionar óleo para caixas de velocidades até à extremidade inferior do orifício de enchimento e aperte o parafuso de enchimento. Não se esqueça que para o apertar deve ter em consideração o binário de aperto indicado, que é de 25 Nm para parafusos com entalhes interiores e de 30 Nm para parafusos com hexágono.