Como já deves saber, a FAG é a marca especialista em componentes de chassis da Schaeffler e oferece uma das gamas de rolamentos de roda mais completas do mercado. Neste post, vamos falar de uma dúvida habitual: como identificar o lado correto de montagem de um rolamento de roda da geração 1, ou seja, que é igual de ambos os lados? Vamos dar resposta a esta pergunta, um assunto a que já dedicámos um post mas, neste caso, aplicada a rolamentos de roda para vários modelos da marca BMW. O motivo é que, nestes casos, o procedimento é diferente. Antes de continuar, recomendamos que vejas outros conteúdos dedicados a este componente e suas variantes, como aqueles em que te mostrámos as gerações de rolamentos de roda ou analisámos as cinco avarias mais frequentes dos rolamentos de roda.

Na atualidade, é habitual que os rolamentos tragam um codificador de impulsos que regista a frequência de rotação em combinação com um sensor instalado no cubo da roda. Para que o rolamento se instale corretamente, deve-se determinar em que lado se encontra o anel codificador. Nos rolamentos da 1ª geração, iguais de ambos os lados, não se consegue descobrir, simplesmente olhando, qual é a posição adequada. Para isso, a FAG tem um cartão magnético que indica em que lado está o codificador, o lado que tem que ir para o interior, ou seja, orientado para o sensor (ver imagem superior). Contudo, nos rolamentos que equipam os modelos BMW que indicamos no final do post, este sistema de verificação não é válido.
Como posso verificar qual o lado adequado nesses rolamentos?

Trata-se de rolamentos que utilizam transmissores passivos, também chamados anéis incrementais, nos rolamentos instalados nas rodas dianteiras. Para identificar o modo correto de os instalar, tem que se identificar os entalhes do vedante (ver imagem superior) e ter presente que esse lado deve ser montado para o lado de dentro.
Para que serve o codificador?
Pode encontrar-se dois tipos de codificadores. Os codificadores ativos ou multipolares, transmitem sinais de frequência de rotação precisos, a partir do primeiro movimento giratório, com um sensor adequado. Este tipo de sensor pode encontrar-se em veículos com sistemas de CAN bus, já que transmitem o sinal de frequência de rotação e o sentido de rotação. Este sinal serve para os sistemas de assistência ao condutor, como o ABS, ESP e o sistema de navegação ou o controlo de tração. Por seu lado, os transmissores passivos, transmitem sinais que só o ABS pode processar.
Para que modelos se aplica este conselho?

Encontras este sistema de codificador nos rolamentos de roda FAG nº 713 6492 80, 713 6674 80, 713 6677 90, que têm aplicação nos seguintes modelos do construtor BMW:
Série 3 (E36, E46, E90, E91, E92)
Série 5 (E60, E61)
Série 7 (E38)
Série 8 (E31)
X3 (E83)
X5 (E53)
Z3 (E36)
Z8 (E52)
Para comprovar a aplicação detalhada de cada referência, recomendamos consultar o catálogo em www.repxpert.pt.