Tem dificuldade para engrenar as velocidades num VW Golf? Se tiver este problema, deve saber que não é o primeiro. Os nossos técnicos recebem várias consultas de profissionais através de www.REPXPERT.pt. Quando uma dessas dúvidas é comum, elaboram conteúdos específicos para que possa encontrar a solução. É desse caso que lhe vamos falar neste post: quando as não é possível engrenar corretamente as velocidades de um VW Golf. A seguir vamos explicar-lhe as possíveis causas deste sintoma.
E antes de continuar, não se esqueça de subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.

A consulta
Chegou à minha oficina um VW Golf que apresenta o seguinte problema: por vezes as velocidades não engrenam corretamente. Este sintoma ocorre, por exemplo, ao realizar manobras de estacionamento. Por vezes, é impossível desengrenar a velocidade uma vez que tenha sido engrenada, ou então não há forma de a engrenar. Apenas é possível aplicar ou libertar a alavanca de mudanças quando se desliga o motor. Além disso, não se trata de um problema constante. Isto é, por vezes o engrenar da relação de velocidade funciona corretamente e não parece haver qualquer problema com a embraiagem.
Para resolver isso, substituí a bomba de embraiagem, assim como o kit de embraiagem completo, mas o veículo continua a apresentar esta falha aleatória. Qual pode ser a causa?
Possível causa do problema
Depois de analisar este caso, os técnicos vão analisar as possíveis causas. Depois de uma primeira avaliação, pode parecer que a falha ocorra devido a uma perda de carga no sistema de acionamento hidráulico da embraiagem. Se for esse o caso, a substituição da bomba pode ser considerada um passo lógico no diagnóstico da avaria. O problema surge quando, após a substituição da bomba de embraiagem, não tenha havido qualquer variação no sintoma.
Convém ter em consideração que num kit de embraiagem, a ação de desengate é estável e não apresenta vibrações aleatórias. Por conseguinte, quando há uma falha de desengate relacionada com os componentes da embraiagem, este problema costuma perdurar no tempo. No entanto, encontramo-nos perante um problema que se apresenta de forma intermitente. Por conseguinte, antes de recomendar a substituição do kit de embraiagem, devemos ampliar o conjunto de possíveis causas, embora estas duas pareçam as mais prováveis:

1. Bloqueio da forquilha de desengate
É necessário inspecionar o estado correto da forquilha de desengate e os seus pontos de basculação (veio, casquilhos do veio) para garantir que não há pontos de bloqueio ou prisão do acionamento.
2. Folga no veio primário da caixa de velocidades
Deve ser considerada a possibilidade de que o veio primário da caixa de velocidades tenha obtido uma folga axial ou radial, que lhe permite deslocar-se e colocar o disco da embraiagem numa posição em que possa ser arrastado pelo volante ou pela prensa de embraiagem.
Se quiser encontrar mais respostas ou efetuar alguma consulta, não se esqueça que em www.REPXPERT.pt pode apresentar as suas dúvidas aos nossos técnicos. Além disso, não perca a secção de diagnóstico de danos, um guia visual completo que o ajuda a identificar as avarias mais frequentes de transmissão, motor e chassis.