O negócio de peças de substituição independente requer estar atento às novas oportunidades de negócio que possam surgir. Este é o caso da reparação de carrinhas e veículos comerciais, um campo de especialização que, sem dúvida, atravessa um período ascendente, especialmente perante a nova realidade criada pelas medidas de confinamento devido ao Covid 19, em relação à qual o transporte de encomendas ganhou uma grande importância devido ao auge do comércio online.
Não é a primeira vez que tratamos este tema no REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica. Num post anterior, já tivemos oportunidade de analisar os motivos que o tornaram num segmento em alta. Neste novo post, vamos avaliar as principais bases que tornam esta orientação numa opção ao alcance da oficina. Certamente que todos as conhecem, mas é uma boa ideia que as recapitulemos.
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1. São veículos de uso intensivo
Com elevadas quilometragens e uma idade média acima dos 13 anos, os veículos comerciais necessitam uma manutenção muito mais regular e recorrente do que os veículos de passageiros. A sua maior rotação torna-os, na teoria, em candidatos ideais para a manutenção das suas peças e componentes sujeitos a desgaste no período adequado.
2. Constituem uma frota concentrada
O segmento dos veículos comerciais é muito mais homogéneo do que o dos veículos de passageiros. A VW, PSA, Mercedes, Ford e Renault concentram uma elevada percentagem da frota, sendo que é mais simples conhecer a sua manutenção de forma aprofundada e oferecer um bom serviço aos clientes. Além disso, tratam-se de veículos que apresentam uma menor variedade de mecânicas e versões, o que facilita os processos de identificação e compra de peças.
3. São mecanicamente mais simples
Além disso, os veículos comerciais são desenvolvidos sob critérios de durabilidade muito exigentes. Por conseguinte, não costumam ter a sofisticação dos veículos de passageiros, e apenas incorporam componentes e sistemas da nova geração anos depois destes os terem. Trata-se de um matiz que, mais uma vez, facilita o acesso à sua manutenção para os profissionais tradicionalmente orientados para os veículos de passageiros.

4. A aposta do mercado de peças de substituição no sector
Os principais agentes da indústria de componentes são conscientes desta tendência e estão a desenvolver esta área de negócio. No caso da Schaeffler, a aposta é total e inclui uma linha exclusiva de produtos e soluções de manutenção de veículos comerciais. Trata-se de uma oferta que inclui soluções especialmente criadas para o mercado de peças de substituição, pensadas para a redução dos custos e tempos de reparação. Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, contamos-lhe todos os detalhes da gama Schaeffler para veículos comerciais.

5. O comércio eletrónico está a destacar-se
Trata-se de uma modalidade de venda que está há vários anos em constante crescimento. No entanto, as medidas de confinamento devido ao Coronavírus serviram como um grande estimulante da compra online, abrindo esta via de consumo a um grande número de novos utilizadores. É verdade que quando a normalidade voltar, os números estabilizar-se-ão, mas a base de clientes aumentou tanto durante estes meses que parece que parte do crescimento será definitiva.

6. Alguns inconvenientes
É óbvio que nem tudo pode ser bom. Ao avaliar os aspetos positivos da manutenção de veículos comerciais, vêm à tona alguns detalhes a ter em consideração. O primeiro é a mudança de perfil do cliente. Trata-se de um perfil profissional que requer um serviço rápido, uma vez que a imobilização do veículo tem um custo elevado. Além disso, há o pormenor do espaço físico ocupado pelo veículo, algo a ter em consideração principalmente nas oficinas urbanas, que costumam ter menos superfície. As suas maiores dimensões também fazem com que estejam mais próximas dos veículos industriais, especialmente nos componentes do chassis, que, por vezes, requerem a utilização de mais pessoal e ferramentas do que os veículos de passageiros. Por fim, é necessário ter em consideração que muitos destes veículos pertencem a frotas e devemos estar preparados para cumprir os requisitos, e os preços, necessários para harmonizar o nosso negócio e aceder a esse perfil de cliente.
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