A oficina de veículos industriais é um negócio que tem cada vez mais atenção dentro do setor das peças de substituição. Para entender esta tendência, basta dar uma vista de olhos aos dados. No geral, o segmento dos veículos industriais atravessa um importante período de crescimento. La prestigiosa consultora estratégica McKinsey prevê que, até 2030, o volume de vendas aumentará de 170 para 240 mil milhões de euros a nível mundial.
Dentro deste valor significativo, o crescimento com mais destaque corresponde ao negócio das peças de substituição, em grande parte devido ao envelhecimento do parque europeu, que atualmente tem uma idade média de 11,7 anos. Além destes dados, de grande importância para a oficina de veículos industriais, devemos dizer que os prognósticos da Schaeffler também demonstram uma tendência clara para a ascensão: até 2025, o parque de veículos comerciais irá crescer entre 4% e 8%.
Maximizar o tempo de atividade
De acordo com estes valores, tudo indica que a oficina de veículos industriais representa uma oportunidade de negócio para o profissional da reparação. No entanto, trata-se de um setor que apresenta certas particularidades que vão sendo acrescentadas com o tempo. Porque, ao contrário dos veículos de passageiros, um veículo comercial deve criar benefícios por cada quilómetro que percorre. O tempo de atividade (também conhecido como “uptime”) do veículo afeta a sua rentabilidade e os custos totais de funcionamento, em inglês “Total Cost of Ownership” (TCO), um valor que tem cada vez mais importância. Além disso, a complexidade dos sistemas e componentes também continua a aumentar, e as reparações de veículos industriais requerem cada vez mais conhecimentos especializados ou habilidades específicas.
A qualidade, um fator estratégico
O veículo industrial ideal deveria estar a funcionar durante 24 horas por dia e sete dias por semana. Por outras palavras: cada paragem ou visita à oficina implica um aumento do TCO, tanto se a paragem estiver programada no âmbito das revisões como se for a consequência de uma avaria. Por isso, para a oficina, a prioridade deve ser que o veículo volte à estrada, independentemente da complexidade do sistema que é necessário reparar.
Desde o ponto de vista da oficina, a escolha da peça de substituição é fundamental para determinar quanto tempo demorará para que o veículo funcione. A qualidade do produto é decisiva para saber quando terá de passar novamente pela oficina, uma vez que apenas as soluções de manutenção de maior qualidade suportam as cargas e o rendimento extremos dos veículos comerciais desde o primeiro até ao último quilómetro. De facto, como podemos ver no seguinte esquema, a qualidade dos componentes é um fator importante no veículo industrial.

A resposta da Schaeffler
Para dar uma resposta às necessidades deste mercado em transformação, a Schaeffler Automotive Aftermarket reposicionou-se no negócio dos veículos industriais, uma vez que, mais do que nunca, os empresários de transporte e as empresas de serviços necessitam soluções de manutenção inteligentes que reduzam o tempo de inatividade, prolonguem os intervalos de manutenção e reduzam os custos totais de funcionamento de um veículo para o mínimo. Soluções especialmente criadas para o mercado de peças de substituição, como FAG RIU ou FAG SmartSET. Em ambos os casos, tratam-se de unidades de rolamentos de roda pré-montados que se instalam rapidamente e garantem a melhor gestão dos fatores que afetam a vida útil do componente, como a utilização de quantidades corretas de massa lubrificante OEM ou a proteção contra a entrada de sujidade.
Três marcas com uma missão comum
Estes são apenas dois exemplos da tendência no mercado de peças de substituição do veículo industrial. Tal como já comentámos, o grande objetivo é o de aumentar a mobilidade e reduzir os custos. Para isso, a Schaeffler reorientou a sua gama por segmentos de veículos: veículos comerciais ligeiros, veículos industriais, tratores e outros veículos agrícolas. Com esta subdivisão, a empresa responde ao requisito do mercado de oferecer soluções de manutenção à medida do veículo nas suas três principais áreas: Transmissão (LuK), motor (INA) e chassis (FAG). Em conjunto com a sua gama, a marca de serviços para a oficina REPXPERT proporciona a maior oferta conjunta de formação, informação, assistência e ferramentas.
