Conseguir a máxima rentabilidade é um dos principais objetivos de qualquer negócio. As oficinas independentes operam num mercado de grande concorrência, e enfrentam grandes desafios para garantir a sua viabilidade para o futuro. Sabemos que não há uma fórmula mágica para conseguir que um negócio seja rentável, mas não custa nada parar e perguntar se estamos a fazer tudo o que é necessário para otimizar a rentabilidade da nossa oficina.
Neste post do REPXPERT, criámos um roteiro com 8 passos para a máxima rentabilidade, com o desejo de que o possam ajudar com os seus objetivos. De certeza que alguns serão óbvios para si, mas incentivamos-lhe a rever os mesmos e analisar se lhes está a prestar suficiente atenção. Além disso, não perca o nosso post dedicado às 5+1 bases para que os clientes escolham a sua oficina mecânica em vez da concorrência.
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Primeiro passo: Analise o seu negócio
Deve estar a perguntar por que motivo fazer uma análise do seu negócio é o primeiro passo para que seja rentável. Portanto, considere que é essencial ter uma visão clara da sua oficina antes de tomar as medidas necessárias e adequadas: posicionamento, mercado, situação financeira, trajetória, imagem… Muitas vezes o dia-a-dia não nos deixa margem para analisar pontos tão estratégicos como estes e é totalmente necessário ter presente uma fotografia da nossa oficina. Para realizar esta análise de forma eficaz, recomendamos que envolva terceiros: funcionários, clientes, colaboradores… é bastante possível que lhe mostrem aspetos do seu negócio que não repara, embora possa não gostar da informação que lhe passam…

Segundo passo: Cuide do capital humano
Os funcionários com uma boa formação e motivação são, sem dúvida alguma, muito mais eficazes no seu trabalho. Para melhorar a rentabilidade do seu negócio, tem de conhecer antes as suas armas e uma delas é o seu capital humano. Na verdade, talvez seja a mais poderosa de todas. E não falamos apenas dos funcionários, uma vez que no seu dia-a-dia colabora com outros profissionais e especialistas. Deve analisá-los tal como os seus funcionários em dois sentidos: aproveitamento das suas aptidões e a motivação. Têm a formação adequada? Estou a assegurar a atualização dos seus conhecimentos? Estão motivados no seu dia-a-dia? São algumas das perguntas que deve fazer para saber como se encontra a sua equipa.

Terceiro passo: Escolha corretamente os seus companheiros de viagem
Os seus fornecedores são estratégicos para o seu negócio. A sua qualidade e serviço são transmitidos, em grande medida, a toda a cadeia de valor. Se escolher bem os seus companheiros de viagem, estará a garantir em grande medida que a sua oficina seja rentável. Um serviço rápido, qualidade dos produtos, garantia… são alguns dos atributos que os seus clientes irão receber de forma indireta e que fará com que estejam mais ou menos satisfeitos consigo. O nível de fidelidade dos mesmos em relação ao seu negócio dependerá disso. No momento de escolher os seus fornecedores é melhor que saiba algumas coisas importantes: a sua visão do mercado de peças de substituição é fundamental. Apenas há algumas marcas capazes de transformar produtos em verdadeiras oportunidades de negócio. Mas, além disso, é muito importante que tenha em consideração os valores adicionais que formam a sua oferta de serviço; assistência, formação, informação e ferramentas são qualidades que deve exigir aos seus fornecedores. Além disso, nunca se contente e ponha-os à prova ao fazer esta pergunta: o que espero mais dos meus fornecedores?

Quarto passo: Fidelize os clientes
Parece bastante óbvio, mas saber e ter bem presente que fidelizar os seus clientes é o primeiro passo para conseguir que o seu negócio seja rentável é fundamental: um cliente satisfeito é o melhor caminho para desenvolver um negócio. Para que um cliente volte, é necessário tentar transmitir-lhe outros valores que permitam a sua fidelização e podemos adiantar que um dos valores mais apreciados é a confiança. Assim, para além de voltar também se tornará no nosso melhor comercial. Para descobrir quais são os fatores que contribuíram para que um cliente confie no nosso negócio, recomenda-se que estude os nossos casos de sucesso ou insucesso, uma vez que isso nos dará muitas pistas. Se quiser saber mais sobre como fidelizar, não perca o nosso post dedicado às 10 bases para prestar um bom serviço ao cliente.

Quinto passo: Procure oportunidades
Num mercado como o da reparação, em que a evolução é constante, é importante estar muito atento às mudanças e saber encontrar as novas oportunidades como, por exemplo, a que se apresenta perante o crescimento na procura na manutenção de carrinhas. É preciso ter em consideração que as reparações ou manutenções que não se efetuavam há alguns anos atrás são atualmente fundamentais nas mecânicas modernas. Por exemplo, peças como as embraiagens duplas ou autoajustáveis, as bombas de água inteligentes ou as polias livres do alternador chegaram agora à oficina independente e a oficina tem de estar preparada para poder realizar este tipo de operações. Portanto, verifique se há operações que não está a realizar e qual é o motivo; que componentes novos estão a chegar ao canal independente ou que informação lhe estão a transmitir os fabricantes sobre as novas oportunidades de negócio.

Sexto passo: Apresente-se
Não é que fazer bem as coisas não sirva para nada, mas certamente que se não divulgar isso, a sua oficina será prejudicada. Apenas o boca a boca já não basta, é importante, mas não é suficiente. De certeza que já sabe que há várias oficinas de pequenas dimensões que obtiveram grandes resultados através de campanhas locais. Além disso, deve ter em consideração o meio digital, uma vez que é aí que 80% dos utilizadores o irá encontrar. Não basta ter um website, chegou o momento de que se familiarize ou que algum especialista o ajude com conceitos como SEO, SEM ou followers e que indague sobre os benefícios que as redes sociais lhe podem trazer. Também não se esqueça das opiniões dos utilizadores, pois são muito importantes. Por conseguinte, deve tentar que os seus clientes avaliem o seu serviço na rede, nos principais motores de pesquisa. As suas recomendações são a base do sucesso de muitos negócios e irão ajudá-lo a conseguir uma oficina rentável.

Sétimo passo: Controle as suas finanças
O caminho para a rentabilidade começa com frequência com a poupança. Portanto, é necessário rever periodicamente os seus gastos e manter um controlo muito abrangente das suas finanças. Atualmente há diversas ferramentas e aplicações que lhe permitem controlar o estado da tesouraria da sua oficina. Algumas são gratuitas ou simples, tal como as oferecidas pelo seu banco, e outras mais elaboradas, como Debitoor. Também não se esqueça de que, se quiser crescer, deve destinar recursos para tal e se a sua poupança comprometer a qualidade do seu serviço, deixa de ser uma poupança. E se quiser uma motivação, defina uma quantidade alvo desde o início e procure um destino para esse dinheiro poupado.

Oitavo passo: Antecipe-se ao futuro
E, por fim, é preciso ter bem presente que estamos perante uma autêntica revolução da mobilidade e parece que as mudanças que se avizinham irão terminar com o modelo atual, até configurar uma verdadeira oficina do futuro. Como é evidente, o que está claro é que o papel da oficina continuará a ser fundamental e apenas triunfarão aquelas que estiverem dispostas e preparadas para assumir os desafios que se apresentarão. Por conseguinte, verifique se está a prestar toda a atenção que merecem determinados temas: novas tecnologias de propulsão, possibilidades de formação e, sobretudo, escolha um fornecedor que faça parte da nova mobilidade.
