Os sistemas de embraiagem com acionamento hidráulico passaram a ser o padrão da indústria, graças à sua capacidade de oferecer mudanças de velocidades mais cómodas e precisas que nos tradicionais sistemas mecânicos acionados por cabo.
Os rolamentos hidráulicos (concentric slave cylinder – CSC) são elementos distintos dos sistemas 100% hidráulicos, tal como outros componentes como o cilindro mestre, o amortecedor de vibrações ou o limitador de binário. Num sistema de rolamento hidráulico, o rolamento de desembraiagem está unido diretamente ao pistão. O movimento de desengate faz-se mediante a pressão hidráulica; ao embraiar, o diafragma da embraiagem pressiona o pistão central até que esteja em posição de saída e o líquido flua de regresso ao cilindro mestre. Graças ao grande curso estrutural previsto, o cilindro escravo pode compensar as tolerâncias de montagem e desgaste da embraiagem.
Conselhos prévios

Antes de mostrar os diferentes danos que podes encontrar no rolamento hidráulico, vamos sugerir alguns conselhos que te podem ser úteis quando estiveres a substituir este componente. Aqui os tens:
1. É necessário respeitar o tipo de líquido recomendado para o veículo, evitando em qualquer caso adicionar líquido incompatível com o indicado pelo fabricante
2. Na altura de purgar o circuito hidráulico, temos que ter a precaução de não bombear excessivamente depressa o pedal da embraiagem, para evitar o excesso de curso do próprio rolamento, o qual implicaria uma fuga de líquido hidráulico.
3. No caso em que o pedal fique muito duro durante a purga, é muito importante perceber o motivo pelo qual isto acontece e resolver a questão. Deve recordar-se que o líquido é um elemento incompressível e, se pressionamos o pedal com força, num circuito sem retorno, este irá ceder pelo seu ponto mais fraco, habitualmente o rolamento da embraiagem. Não percas este post no qual se mostramos uma falha deste tipo que acontece com embraiagens das marcas Opel, Fiat ou Suzuki.
4. Por último, lembra-te que é importante que a base do rolamento fique corretamente assente no seu alojamento da caixa de velocidades, de modo a que o retentor do rolamento não seja danificado pelo primário.
A seguir, apresentamos-te o guia visual elaborado pelos técnicos do REPXPERT, no qual podes ver com detalhe os danos mais habituais que sofrem os rolamentos hidráulicos:
1. Anel superior do rolamento desgastado, por causa da montagem do disco ao contrário

2. Rolamento rebentado, por defeito de montagem

3. Retentor danificado no momento da montagem

4. Retentor interno dilatado por contacto com líquido incompatível

5. Rolamento desmontado por colocação incorreta na sua posição de trabalho

6. Anel superior deformado por excesso de curso
