Os rolamentos de roda são componentes que muitas vezes passam despercebidos, contudo cumprem um papel vital no automóvel. Apesar de os rolamentos atuais serem componentes livres de manutenção, há que ter em conta que estão expostos a numerosos elementos que podem reduzir a sua vida útil: pancadas, sujidade ou, como no caso que nos interessa, humidade. Se algum dos elementos adjacentes ao rolamento deixar passar humidade, esta acabará por causar danos no rolamento. É este o caso de uma avaria recorrente que afeta vários modelos da Mercedes-Benz, uma avaria que a FAG consegue evitar com uma solução especialmente criada para esta situação. Se queres saber mais, não percas este post no qual explicamos tudo sobre as avarias mais comuns dos rolamentos de roda. E agora, vamos saber mais sobre esta avaria.
A avaria
Nos modelos Mercedes-Benz que indicamos mais abaixo, a superfície de contacto entre a manga de eixo e o retentor pode ficar corroída com o passar do tempo. Como consequência desta corrosão é provável que a humidade acabe por chegar ao rolamento da roda, o que acaba por gerar uma avaria prematura desta peça.
Modelos afetados
Os modelos afetados por esta avaria incluem diferentes versões do Classe C (W203 e W204) nas suas diferentes variantes coupé, berlina e carrinha, assim como nos modelos roadster (SLK e SL) e cabriolet, entre outros. Estes são os modelos: A207, A209 – C204, C207, C209, CL203 – R171, R172 – S203, S204-W203 e W204.
A solução

A FAG, a marca especialista de chassis da Schaeffler, desenvolveu uma modificação que permite evitar que esta avaria aconteça. Para isso, redesenhou um retentor radial do conjunto de rolamentos de roda FAG WheelSet Nº 713 6678 20 (abaixo) dotando-o de um anel de rolamento adicional (imagem acima). Este novo anel de rolamento inserido no retentor radial, cobre o ponto danificado durante a montagem, impedindo que se deteriore na zona de contacto do retentor.
Tem em conta que…

Para empregar este método de reparação, o grau de corrosão detetado na manga de eixo ao desmontar o cubo da roda deve ser ligeiro. A referida corrosão pode limpar-se empregando os produtos habituais de oficina. Se, pelo contrário, a manga de eixo apresentar danos por corrosão graves na superfície de contacto do retentor, é necessário substituir a manga de eixo por completo.
O novo anel de rolamento é fornecido pré-montado no retentor radial. Não se deve desmontar em nenhum caso e insere-se juntamente com o cubo de roda na manga de eixo. Deves ter em conta que, quando se desmonta o cubo das rodas dianteiras, o anel de rolamento (se estiver disponível) tende a desprender-se do retentor radial, neste caso, deve separar-se manualmente do pivot da manga de eixo.