Os veículos industriais estão submetidos a uma utilização muito exigente e devem receber uma manutenção profissional para minimizar as avarias. Não nos devemos esquecer que se tratam de veículos que são utilizados no âmbito profissional, sendo que uma paragem não desejada tem um custo elevado para o seu proprietário ou operador.
Por este motivo, os componentes para veículos industriais devem conseguir oferecer o máximo rendimento ao longo de uma ampla vida útil. Uma vida útil que, no caso dos rolamentos de roda, podem oferecer uma duração de até 1 milhão de quilómetros, tal como já lhe referimos neste blog.
No entanto, para que isto seja possível, é necessário realizar uma manutenção profissional, além de escolher a máxima qualidade. Tudo isto é possível graças a marcas como a FAG, que oferecem soluções de manutenção especialmente criadas para o mercado de peças de substituição independente como o cubo da roda pré-montado ou o FAG SmartSet.
No âmbito de uma manutenção profissional, o diagnóstico também desempenha um papel importante. Por isso, neste post vamos centrar-nos nas 6 causas de avarias mais frequentes nos rolamentos de roda de veículos industriais, mostrando-lhe os efeitos e a solução de cada um deles. Os nossos técnicos recebem todos os dias várias consultas de profissionais da mecânica. Graças a essa experiência, preparam relações completas de danos e avarias frequentes, como as que se podem encontrar na secção de diagnóstico de danos do REPXPERT.
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As 6 avarias mais frequentes nos rolamentos de roda de camiões
1. Cubo de roda gasto

Causa:
O rolamento e/ou anel externo viraram-se no cubo
Impacto:
Encaixe incorreto
Carga visivelmente incorreta no anel interno (corrosão por atrito)
Solução:
Verifique o estado do cubo antes da instalação
Verifique todos os componentes adjacentes
Substitua o cubo e o rolamento
2. Fuga de óleo no cubo da roda

Causa:
A vedação (vedante do eixo rotativo) está danificada devido à instalação incorreta
Efeitos:
Os danos no anel do vedante do eixo deixam entrar óleo no rolamento
A massa lubrificante é toda eliminada e, por isso, a lubrificação deixa de ser garantida
Os planos de rolamento do rolamento estão expostas a um maior desgaste
Solução:
Cumpra as instruções de instalação do fabricante
A utilização de ferramentas especiais é absolutamente fundamental
Substitua o rolamento
3. Avaria prematura do rolamento

Causa:
Ajuste incorreto ou demasiado apertado
Efeitos:
Começa a aquecer
Lubrificação consumida
Solução:
Utilização do binário de aperto especificado. Não se esqueça que tem todos os binários de aperto que necessita no REPXPERT.
Substituir o rolamento, verificar o estado do cubo da roda
4. Avaria do rolamento de roda

Causa:
Aumento da folga axial
Acoplamento insuficiente do rolamento
Efeitos:
Alta carga de binário e carga axial do rolamento interno que resulta na subida e fixação dos rolos cónicos na aba
À medida que os danos progridem, podem haver temperaturas elevadas, assim como fuga da massa lubrificante e a evaporação simultânea do óleo de base
Solução:
Substituir o rolamento.
Verificar o estado do cubo da roda e substituir o mesmo, se necessário.
5. Lubrificação inadequada ou contaminação por sujidade

Causas:
Contaminação por pó, sujidade ou outra substância abrasiva devido a um contexto de trabalho extremo.
Lubrificação insuficiente.
Manipulação com as mãos ou ferramentas contaminadas.
Lubrificantes ou aditivos não adequados.
Efeitos:
Entalhes nos rolos e na pista.
Marcas e descoloração dos rolos (azul/castanho).
O desgaste excessivo dos rolos, da pista e da gaiola é provocado pelo sobreaquecimento e a ausência de lubrificação.
Solução:
Utilizar a quantidade e o lubrificante adequados.
O espaço de trabalho, as ferramentas e as mãos devem estar limpos para reduzir o risco de contaminação.
Manter o rolamento de roda na sua embalagem até ao momento da sua instalação.
Caso ocorra alguma interrupção durante a montagem, os rolamentos devem ser protegidos contra a sujidade.
6. Pré-carga excessiva ou sobrecarga

Causa:
Carga elevada
Desalinhamento
Desgaste por tensão localizada/concentrada
Efeitos:
Podem ser produzidas temperaturas superiores a 200 °C, que afetam a dureza e resistência do material, o que pode provocar a avaria do rolamento.
Em casos extremos, os componentes do rolamento podem sofrer deformação
As temperaturas podem destruir o lubrificante
Solução:
Verificar a pré-carga para reduzir a temperatura de funcionamento do rolamento
Evitar a sobrecarga
Aplicar os binários de aperto corretos. Não se esqueça que tem todos os binários de aperto que necessita no REPXPERT.