O diagnóstico de danos é um dos trabalhos mais importantes para o profissional. Quando detetamos uma falha num componente complexo, como um volante bimassa, é necessário realizar uma análise detalhada para detetar a causa de forma clara. Neste blog, já dedicámos um post a rever as diferentes causas que podem provocar ruídos no volante bimassa, distinguindo entre os diferentes tipos de ruídos mais comuns. Nesse post, pode verificar que as causas desses ruídos podem estar no próprio sistema de transmissão e, inclusive, em componentes adjacentes.
Um dos ruídos mais comuns do volante bimassa são aqueles que ocorrem durante o arranque ou a paragem do motor. Nesse caso, tal como veremos mais à frente, é bastante provável que seja necessário procurar a causa em componentes que não estão diretamente relacionados com a transmissão.
Antes de continuar, não se esqueça que, se estiver interessado neste componente, o REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, é uma grande fonte de conteúdos para o profissional da mecânica. Não perca outros posts dedicados ao volante bimassa, em que lhe contamos como o deve substituir sem erros, a sua origem e função ou quais são as seis peças que o compõem.
Descobrir os culpados pelos ruídos
Para lhe explicar de uma forma gráfica a origem do ruído do volante bimassa ao arrancar ou parar o motor, os nossos técnicos realizaram uma nova REPXPERT Tip. Graças a estes vídeos breves, é possível conhecer a resposta para as dúvidas mais comuns que todos os profissionais apresentam ao departamento técnico. Tal como explicado pelo Joel, o volante bimassa tem dois tipos de folgas, uma radial e outra basculante. Estas folgas são normais e variam de acordo com a aplicação, tal como pode ver neste vídeo (não o perca!): por que motivo o volante bimassa faz barulho sendo novo?

Tal como explicado pelo Joel, se o veículo não conseguir o regime de rotação suficiente aquando do arranque, os movimentos do volante produzirão o ruído. Nesse caso, a solução passa por verificar se a velocidade de arranque é correta, tendo especial atenção ao motor de arranque e ao estado da bateria.
Se, pelo contrário, o ruído ocorrer aquando da paragem do motor, convém prestar atenção à válvula de paragem suave e verificar se funciona corretamente, ao observar se a borboleta obtura total e momentaneamente a entrada de ar no momento em que o motor se desliga. Em ambos os casos, recomenda-se a revisão dos suportes do motor e da caixa de velocidades.
Não se esqueça que em www.repxpert.pt tem à sua disposição muitos outros vídeos, além de uma ampla seleção de material técnico, motor de pesquisa de produtos TecDoc, manuais de reparação e muito mais.