Os rolamentos de roda são componentes criados para oferecer uma longa vida útil sem manutenção. No entanto, uma instalação incorreta pode reduzir significativamente a sua duração. Há determinados casos em que é necessário verificar e ajustar a folga do rolamento após a sua instalação, assim como durante a manipulação de componentes adjacentes, tal como ocorre aquando de uma manutenção de travões.
No REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, dedicámos diversos posts a explicar-lhe o funcionamento dos rolamentos de roda, as diferentes gerações que pode encontrar no mercado ou diferentes tipos de elementos rolantes utilizados. Desta vez, vamos explicar-lhe como verificar e ajustar a folga do rolamento.
E antes de continuar, não se esqueça de subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.
Há veículos em que podemos encontrar dois rolamentos de rolos cónicos simples instalados ao contrário. Tal como já comentámos, nestes casos a folga do rolamento deve ser verificada e, se necessário, ajustada durante uma inspeção ou aquando de uma reparação dos travões.
Na maioria dos casos, trata-se de rolamentos que se encontram em eixos sem acionamento. Neste caso, os anéis exteriores são introduzidos com pressão na sede do rolamento do cubo da roda ou no disco/tambor do travão. Por conseguinte, antes da instalação, é necessário limpar e voltar a lubrificar tudo para, a seguir, ajustar a folga do rolamento. Em qualquer caso, não se esqueça que devem ser seguidas as especificações proporcionadas pelo fabricante do veículo.

Tenha em consideração que, no caso dos rolamentos compactos, já não é necessário ajustar a folga do rolamento durante a manutenção. No entanto, não se esqueça que, aquando da substituição do rolamento de roda, deve seguir as especificações relativas ao binário de aperto após a instalação, uma vez que a folga do rolamento apenas é ajustada uma vez.
Por que motivo é necessário ajustar a folga do rolamento?

Em primeiro lugar, é necessário distinguir entre estes dois conceitos: a folga e a tolerância do rolamento. Chama-se folga do rolamento à medida em que um anel do rolamento pode ser compensado contra o outro no sentido radial (folga radial) ou no sentido axial (folga axial) sem carga, isto é, no seu estado de não instalado (ver imagem acima). Esta medida está pré-ajustada e determinada pelo próprio desenho do rolamento.
A tolerância do rolamento é a medida em que o anel interior se move em relação ao anel exterior, seja no sentido radial como axial, neste caso ao sujeitar o mesmo à carga.
Aquando da instalação do rolamento, a sua folga varia devido ao ajuste. Por isso, é necessário garantir que os elementos rolantes estejam na posição correta desde o início. Por isso, é necessário ajustar a folga do rolamento.
Além disso, é necessário ter em consideração que a fricção e a temperatura provocam a expansão durante a condução, sendo essencial seguir totalmente as especificações de ajuste. Caso contrário, o rolamento pode sofrer uma avaria muito antes do previsto.
Por outro lado, se a tolerância for insuficiente, a fricção aumentará com a redução em grande medida da vida útil do rolamento. Mas se a tolerância for demasiado elevada, a carga não será distribuída de forma uniforme pelos elementos rolantes. A seguir vamos ver como ajustar corretamente a tolerância dos rolamentos de roda.

Como ajustar a tolerância nos rolamentos de rolos cónicos
Nos rolamentos de rolos cónicos, o ajuste é realizado ao girar a roda e ao apertar manualmente as porcas do eixo. A seguir, as porcas são novamente desapertadas até que a anilha de pressão de mova de forma absorvente no sentido radial. Há determinados momentos em que o fabricante do veículo pode considerar necessária a utilização de um comparador.
Como ajustar a tolerância nos rolamentos compactos
Uma vez que um novo rolamento compacto da Geração 1 ou da Geração 2 esteja instalado, as porcas ou o parafuso do eixo têm de ser firmemente apertados com um binário de aperto determinado. Tenha em consideração que se trata do binário de aperto especificado pelo fabricante do veículo. A ligação global do eixo de transmissão, rolamento de roda e cubo da roda está pré-tensionada, o que ajusta a tolerância do rolamento.