A substituição da embraiagem é uma operação complexa em que estão envolvidos muitos elementos. Saber quais são importantes, quais devem ser substituídos e quais devem ser revistos é fundamental se quisermos realizar uma intervenção com todas as garantias. Antes de realizar a sua próxima substituição da embraiagem, certifique-se de que tem em consideração estes cinco detalhes.

1. A forquilha de desengate: fundamental para o curso de desengate
O mais importante neste componente é confirmar se o rolamento funciona com suavidade: demasiada folga do rolamento reduz o curso de desengate da embraiagem. Um desgaste desigual nos pontos de contacto do rolamento de desengate faz com que o rolamento se incline e impede assim um deslizamento correto. É necessário saber que uma forquilha de desengate desgastada, dobrada ou danificada pode fazer com que não se alcance o curso de desengate necessário.
2. Guia do rolamento: é necessário que seja desmontada para a sua revisão
Para proceder a uma avaliação de danos nesta peça é fundamental que seja desmontada, uma vez que não é possível efetuar uma revisão perfeita da guia quando está montada. Uma guia do rolamento danificada ou desgastada pode inclinar-se e, assim, a embraiagem ficará rígida e/ou irá vibrar. Dependendo do modelo, pode necessitar ou não de lubrificação.
3. Cabo de embraiagem: a oficina não pode rever o seu funcionamento
Neste caso, é fundamental saber que não é possível rever o funcionamento do cabo com precisão na oficina. Esta peça está sujeita a desgaste, e deve ser sempre substituída aquando da substituição da embraiagem. Além disso, é necessário confirmar que a instalação do cabo é correta, uma vez que o cabo da embraiagem nunca deve estar demasiado dobrado ou retorcido.

4. Elementos para centrar
Muitas vezes a centragem no volante é ignorada. E a consequência é que o funcionamento da embraiagem começa a falhar depois da montagem: há puxões, não se desacopla… Por conseguinte, é fundamental confirmar sempre este aspeto.
5. Lubrificantes: apenas massas lubrificantes sem substâncias sólidas
Para lubrificar o perfil do cubo e o rolamento de desengate ou a guia do rolamento, apenas devem ser utilizadas massas lubrificantes sem substâncias sólidas. Depois de aplicar a massa lubrificante no veio primário da caixa de velocidades, o disco de embraiagem deve ser orientado no veio e deve ser eliminado o excesso de massa lubrificante. E, obviamente, os cubos quimicamente niquelados não podem ser lubrificados.
E lembre-se, se tiver alguma dúvida, pode consultar os nossos técnicos em www.REPXPERT.pt.