Os motores de combustão interna mudaram muito nos últimos anos. Estão mais compactos, com menor cilindrada e menos cilindros, oferecem, contudo, um elevado rendimento e eficiências energéticas. Uma das consequências desta evolução é um incremento das vibrações, especialmente a baixo regime.
Devido a esta circunstância, a manutenção do sistema de correia auxiliar nestes motores tem cada vez mais importância. Tem em conta que as irregularidades da rotação da cambota se transferem aos cada vez mais numerosos grupos auxiliares do motor através da correia. Isto faz as massas em rotação presentes no sistema auxiliar acelerarem e desacelerarem continuamente. As consequências destas irregularidades são muito negativas: provocam ruídos, transmitem forças elevadas à correia e aos tensores e, finalmente, mas não menos grave, provocam excessiva vibração na correia que resulta no seu desgaste prematuro.
De todos os elementos presentes no sistema de correia auxiliar, o mais afetado é sem dúvida o alternador. Para isolar este componente das irregularidades de rotação da cambota, a INA desenvolveu a polia livre do alternador (OAP), uma inovação de que já te falámos em várias ocasiões neste blog. Não percas este post com uma seleção dos melhores post dedicados à OAP.
Risco de rotura do tensor
Quando uma OAP alcança o final da sua vida útil, não é capaz de proteger o alternador das irregularidades da cambota. Contudo, quando se substitui um tensor de correia auxiliar, é muito frequente manter a OAP. As consequências desta decisão são muito negativas: o novo tensor pode produzir ruídos e até quebrar, já que a OAP não está a filtrar as irregularidades no alternador. Assim, o novo tensor trabalha com intensidade excessiva para aquilo que foi desenhado. Para evitar avarias prematuras, como as que podes ver nas imagens acima e fazer uma reparação com confiança e duradoura, tem em conta que é fundamental, em todos os veículos que montam uma polia livre de alternador, substituí-la em conjunto com o tensor da correia auxiliar. Para uma manutenção completa do sistema de correia auxiliar, lembra-te que a melhor opção é a solução de manutenção INA FEAD KIT que inclui todos os componentes do sistema submetidos a desgaste.