A Schaeffler oferece, sob a sua marca INA, uma ampla gama de componentes de motor para o mercado de peças de substituição independente: kits de distribuição por corrente ou correia, bombas de água, distribuição auxiliar FEAD e componentes de acionamento de válvulas. Dentro destes últimos, hoje vamos falar sobre o variador de fase da árvore de cames, um componente cujas bases já lhe indicámos neste post. Se estiver interessado em conteúdos práticos relacionados com o motor, não perca os posts dedicados a temas como os erros mais comuns na folga das válvulas ou as causas de ruídos nas válvulas. A seguir, apresentamos-lhe quatro conselhos que convém ter em consideração quando realizar a substituição do variador de fase da árvore de cames:

O “Timing pin”
É possível que, nalgumas árvores de cames, encontre um “timing pin” (ver imagem acima). É importante que tenha em consideração que este pequeno perno deve estar alinhado com o respetivo orifício na árvore de cames. Caso contrário, a correia ou a corrente não terão a orientação correta e o sistema não funcionará.
Anel de retenção radial
Ao substituir a unidade de avanço da árvore de cames no sistema de distribuição por correia, não se esqueça de substituir o anel de retenção radial. Este anel é o responsável pela vedação do ponto de ligação entre a árvore de cames e a cabeça do motor.
Parafuso central
Sempre que o parafuso central da unidade de avanço da árvore de cames ficar frouxo, tem de ser substituído. Tenha em consideração que este parafuso é deformado devido ao binário de aperto especificado pelo fabricante de veículos. Nunca se recomenda a reutilização deste parafuso uma vez que é bastante possível que falhe e provoque uma avaria prematura.
Parafuso de fecho
Da mesma forma, também é necessário substituir o parafuso de fecho, uma vez que pode ficar danificado se for afrouxado.