A correia de distribuição desempenha um papel fundamental no processo de combustão do motor em todas as circunstâncias de utilização do veículo. A sua função de acionamento tem uma influência direta sobre o conjunto angular da árvore de cames e, como consequência, sobre a abertura e fecho das válvulas. Trata-se de um processo de grande precisão, no qual se deve garantir um funcionamento preciso do conjunto. Se a correia de distribuição se degastar, o processo deixa de ser possível, resultando na perda de potência ou, no pior dos casos, uma avaria grave.
Por isso é importante substituir a correia de distribuição. De facto, nos veículos mais antigos, trata-se de uma avaria que pode terminar com o veículo a ser levado para a sucata.
Por este motivo, é cada vez mais comum realizar a manutenção completa da transmissão primária com a substituição de todos os componentes sujeitos a desgaste de uma vez: Correia de distribuição, rolos tensores e, se necessário, a bomba de água.

A forma mais simples de realizar a manutenção é sempre a de recorrer a uma solução como o INA kit de distribuição, tendo assim a garantia de que não é deixado nada ao acaso que possa reduzir a vida útil da correia.
Aquando da revisão da correia de distribuição, recomendamos-lhe que siga estes dez passos. Lembre-se que pode ampliar estas informações ao registar-se em www.repxpert.pt
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10 passos que o ajudarão a substituir a correia de distribuição do seu veículo
1. Em primeiro lugar, verifique o estado geral para ver se há danos visíveis na correia dentada.

2. Sabemos quando foi a última vez que a correia dentada foi substituída e que quilometragem tinha o veículo nesse momento? Que intervalos recomenda o fabricante para esse veículo em particular?

3. Tem o registo de inspeções do veículo? A manutenção do veículo foi realizada de forma regular?
4. O veículo foi utilizado em condições difíceis de funcionamento que exijam um intervalo de substituição mais curto?

5. Os outros componentes relacionados com a correia dentada, p. ex., a árvore de cames, a bomba de água, a bomba de servodireção, etc., encontram-se em bom estado? Estes componentes geram ruídos indesejáveis?
6. Nas polias tensoras “rígidas”, é necessário ajustar a polia tensora e medir a tensão da correia com um dispositivo de medição da tensão.

7. Verificar se as polias com superfície de rolamento de plástico apresentam desgaste.

8. Verificar o estado das juntas dos rolamentos.
9. Verificar se os componentes apresentam corrosão.
