Os rolamentos de roda atuais são componentes que oferecem uma grande durabilidade e não requerem manutenção. No entanto, quando chegam ao final da sua vida útil, têm de ser substituídos. Se tiver chegado o momento de substituir os rolamentos do automóvel, deve ter em consideração que a FAG, a marca especialista em chassis da Schaeffler, é um dos líderes tecnológicos da indústria, e oferece uma experiência de 130 anos no desenvolvimento e fabrico deste componente.
A FAG é o fornecedor dos principais fabricantes de automóveis e camiões a nível mundial. A sua gama de produtos chega ao canal independente com a qualidade OE e cumpre as mais altas especificações em cada acessório e parafuso que inclui nas suas caixas. Em conjunto com a qualidade, a inovação é outro dos valores que distinguem a FAG. Não perca este post, onde lhe contamos tudo sobre quatro inovações introduzidas pela FAG que deve conhecer. Neste post, vamos dar-lhe alguns conselhos práticos que deve ter em consideração quando substituir os rolamentos de roda.

1. Conheça os tipos de rolamentos de roda
Antes de começar, convém estar familiarizado com os tipos de rolamentos de roda disponíveis no mercado. Atualmente, podemos encontrar três gerações de rolamentos de roda, e cada uma delas apresenta diferenças de desenhos que afetarão a sua instalação. Na imagem superior pode ver as três gerações, da esquerda para a direita.
2. Quando têm de ser substituídos

Tal como já comentámos, os rolamentos de roda têm uma vida útil elevada. No entanto, convém estar atento a alguns sinais que indicam a sua deterioração. A mais evidente de todas é a presença de ruídos de rodagem, que podem aumentar sob carga. Os ruídos manifestam que algo não está bem, algo que devemos verificar com uma inspeção da peça em busca de danos estruturais ou corrosão. Além disso, recomenda-se inspecionar os componentes adjacentes como a manga do eixo, que pode provocar danos prematuros no rolamento. Também deve ter em consideração que os técnicos do REPXPERT recomendam a substituição dos rolamentos por pares num mesmo eixo.
3. Danos comuns

Pela sua localização no veículo, os rolamentos de roda estão expostos a várias ameaças. Os golpes contra as bermas ou oscilações pronunciadas podem acabar por provocar fendas na pista de rolamento, que podem resultar no aparecimento de corrosão e danos internos que se manifestarão com ruídos. De facto, a corrosão interna é um dos passos prévios à falha do rolamento. Esta começa com a entrada de humidade, seja pelo uso ou por circunstâncias alheias. Para saber mais, não perca este post dedicado às cinco avarias mais comuns dos rolamentos de roda
4. Precauções durante a instalação

Outra das causas comuns que provoca a falha num rolamento são os erros de montagem. Para montar um rolamento de roda, tem de ter as ferramentas necessárias, especialmente aquando da sua introdução, para não provocar danos. Isto ocorre especialmente nos rolamentos de 1.ª geração (ver imagem superior), que não possuem flange externa. Para o montar, deve-se pressionar com a ferramenta adequada sobre o anel fixo do rolamento, normalmente o externo. Se dermos algum golpe na pista de rolamento, provocaremos danos que podem danificar a peça e provocar a sua falha prematura. Certifique-se de que conhece o procedimento adequado de montagem e, se tiver dúvidas, não se esqueça que, em www.repxpert.pt, tem à sua disposição instruções e manuais de reparação específicos TecRmi, nos quais poderá consultar todas as informações que precisa.
5. Atenção ao ABS

Uma falha comum aquando da montagem de um rolamento de roda é a que resulta da manipulação incorreta dos rolamentos de primeira geração, que pela sua forma simétrica não permitem identificar em que lado se encontra o codificador ABS. Assim, um erro pode fazer com que o rolamento fique inútil mesmo antes de ser instalado. Para saber mais, não perca este post nem este vídeo breve em que o nosso Joel lhe mostra como “adivinhar” o lado correto do rolamento e como pode evitar que ocorram danos durante a sua manipulação antes da instalação.