As intervenções no motor requerem um profundo conhecimento dos passos a seguir. Caso contrário, corremos o risco de provocar danos graves. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, informamos-lhe como substituir os tipos de tuches mecânicas e hidráulicas mais habituais no mercado passo a passo. Uma informação precisa que lhe permitirá evitar danos importantes durante a intervenção.
Função
As tuches de válvula partilham a mesma função: reduzir a folga, gerada pelo desgaste e pela dilatação térmica, entre a árvore de cames e as válvulas ao mínimo possível. Desta forma, mantêm a transmissão de força de forma segura e dentro dos valores de eficácia requeridos. No caso das tuches clássicas, tanto hidráulicas como mecânicas, isto é possível graças ao movimento da came, que atua diretamente sobre a válvula. É assim que se obtém um acionamento muito rígido e um comportamento de resposta das válvulas de grande rapidez. As tuches são um componente de precisão que se deve adaptar perfeitamente às folgas das válvulas. Além disso, ao tratar-se de elementos internos, devem manter as suas qualidades inalteradas durante um longo período de tempo, sendo que possuem revestimentos que aumentam a sua resistência ao desgaste. Visite o REPXPERT para saber mais sobre a gama de tuches da INA, o especialista em componentes de motor da Schaeffler.
Antes de começar
Para evitar possíveis alterações no funcionamento produzidas por partículas estranhas, deve garantir a limpeza uma vez que a presença destas partículas pode produzir uma avaria total. É necessário dar muita atenção à montagem correta das peças, à cabeça do motor sobre a cabeça esférica e à sede das válvulas sobre a haste das mesmas. Devido às diferenças na construção dos balanceiros deve-se ter em consideração a posição de montagem (dobras). Devido à precisão dos componentes de regulação hidráulica da folga de válvulas, estes não podem ser desmontados. Os motores apenas se podem encher com os óleos autorizados.
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Procedimento
1. Substituição das tuches mecânicas
Antes de instalar as tuches é necessário ajustar todas as tolerâncias de fabrico entre o círculo primitivo da came e a sede da válvula. Para isso, são ajustados através da utilização de discos de diferente espessura.
Uma vez que o ajuste se tenha realizado, convém relembrar que deve haver uma folga básica entre o círculo primitivo da came e o disco de ajuste. O motivo desta folga é compensar a mudança de comprimento do acionamento das válvulas produzida pela dilatação térmica, pelo processo de assentamento ou pelo desgaste.

• Tuche mecânica com disco de ajuste exterior
Se a espessura de ajuste diferir das indicações do fabricante, devido a uma folga de válvulas demasiado pequena ou demasiado grande, é necessário substituir o disco de ajuste correspondente. Para isso não é necessário desmontar a árvore de cames.
• Tuche mecânica com disco de ajuste interior
No caso de a espessura de ajuste medida diferir das indicações do fabricante, folga de válvulas demasiado pequena ou grande, os discos de ajuste e a tuche correspondentes deverão ser substituídas (para isso é necessário desmontar a árvore de cames).

• Tuche mecânica de espessura variável
No caso de a espessura de ajuste medida diferir das indicações do fabricante, folga de válvulas demasiado pequena ou grande, deverá ser substituído a tuche correspondente, não sendo para isso necessário desmontar a árvore de cames.

2. Substituição das tuches hidráulicas
As tuches hidráulicas não são todas iguais. Embora muitas possuam medidas exteriores idênticas, o seu desenho interior pode ser totalmente diferente, sendo que nunca devem ser substituídas por outras. Os parâmetros de cada tuche são diversos: diferentes tempos de descanso do componente hidráulico, dosagem da quantidade de óleo ou outras especificações do óleo, diferente qualidade da superfície da tuche, diferente pressão do óleo, tipo de tuche (de labirinto, com dispositivo contra o esvaziamento ou tuche com labirinto interior), diferentes forças de mola da válvula de retorno, diferentes cursos da came…

3. Substituição do balanceiro com pivô hidráulico
- No caso de reparação, deverão ser sempre desmontados os conjuntos de balanceiros completos. Desta forma, evitaremos novas avarias e reclamações. Isto ocorre devido ao facto de que se um pivô com um balanceiro que não tenha sido substituído for desmontado, haverá um contacto incorreto entre a cabeça do balanceiro e a cabeça do pivô, o que pode resultar num grande desgaste.
- Também é necessário ter em consideração que a diferença entre os diferentes pivôs hidráulicos radica principalmente no tempo de descida. Quando se monta um pivô hidráulico incorreto com um balanceiro, podem surgir danos significativos no acionamento das válvulas do motor, podendo chegar a ocorrer uma importante avaria no motor.

- Um balanceiro danificado deverá ser sempre substituído em conjunto com o pivô hidráulico devido a várias razões:
– O orifício de admissão do balanceiro ajusta-se perfeitamente ao diâmetro exterior do pivô hidráulico (medidas exatas).
– O pivô hidráulico dificilmente pode ser desprendido do balanceiro, apenas através da aplicação da força e com ajuda de uma ferramenta, com o qual o orifício de admissão do pivô hidráulico ficaria deformado e, por conseguinte, danificado.
– No caso de todos os orifícios de entrada do óleo ou os próprios canais de alimentação de óleo estarem obstruídos devido aos sedimentos de óleo usado, a alimentação do óleo do pivô hidráulico deixa de estar garantida.
– O rolo do excêntrico (rolamento de agulhas) do balanceiro está sujeito a um contínuo desgaste devido ao contacto com a came da árvore de cames.