A substituição de um volante bimassa aquando de uma reparação é cada vez mais comum na oficina. A presença deste componente no parque é bastante ampla, sendo que a sua substituição representa uma oportunidade de negócio muito importante para a oficina. No entanto, trata-se de um componente complexo que requer uma certa preparação. Por isso, no momento de substituir um volante bimassa, o profissional deve certificar-se de que tem todas as informações necessárias para realizar uma substituição sem erros. Neste post do REPXPERT, reunimos determinados conteúdos que serão bastante úteis aquando da substituição do volante bimassa, os quais lhe permitem otimizar o seu tempo e, o que é mais importante, realizar uma reparação fiável e segura. Para isso, os nossos técnicos reuniram 11 conselhos de montagem baseados nas dúvidas às quais se enfrentam os profissionais quanto têm de substituir um volante bimassa. Para ampliar estas informações, pode visitar www.repxpert.es, o portal para a oficina da marca de serviços da Schaeffler. Não se esqueça que o seu registo é gratuito.
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Antes de começar
Em primeiro lugar, é necessário realizar uma inspeção ao volante bimassa. É normal detetar alguns sinais de desgaste, especialmente depois de um longo período de utilização. As estrias, as manchas produzidas pelo calor ou as amolgadelas indicam que o volante sofreu um sobreaquecimento. Nesse caso, é preciso ter em consideração que é necessário eliminar essas “marcas” através do lixamento. Mas, cuidado, este lixamento apenas pode ser realizado ao seguir as tolerâncias especificadas para cada caso. De uma maneira geral, é necessário ter em consideração que a superfície de aperto da embraiagem tem de ser examinada na mesma medida da superfície de contacto. E, ao mesmo tempo, também é necessário rever a coroa dentada do motor de arranque.
No entanto, a recomendação dos técnicos do REPXPERT é que seja sempre instalado um volante bimassa novo. Esta é a melhor forma de assegurar a durabilidade da reparação e oferecer ao cliente a garantia adequada. Além disso, quando estiver a considerar uma substituição completa e profissional, lembramos-lhe que, com a solução de manutenção para embraiagens com volante bimassa LuK RepSet DMF, poderá efetuar uma substituição completa de todo o sistema de embraiagem com total segurança e garantia, uma vez que inclui numa única caixa todos os componentes que têm de ser substituídos.
Ferramentas especiais
Para realizar determinadas intervenções no sistema de embraiagem, é fundamental utilizar as ferramentas especiais desenvolvidas pela Schaeffler. Certifique-se de que as tem antes de começar. Não se esqueça que pode consultar as instruções de montagem no REPXPERT, assim como informações úteis como os binários de aperto do volante bimassa.

A seguir vamos analisar os 11 conselhos que o ajudarão quando montar o próximo volante bimassa.

1. Parafusos
Quando for montar o volante bimassa, convém relembrar que devem ser utilizados parafusos de fixação novos, uma vez que se tratam de parafusos de alongamento, tal como explicado neste post.

2. Rolamentos de embraiagem
Como é natural, as peças desgastadas não deveriam ser novamente montadas. Por exemplo, a superfície de rolamento do rolamento poderia estar danificada devido ao desgaste. Explicamos-lhe neste post os motivos pelos quais recomendamos a substituição do rolamento de embraiagem.

3. Superfície de fricção
Outro conselho que se deve ter em consideração antes de começar é limpar a superfície de fricção do volante bimassa com agente desengordurante antes de montar o prato de pressão da embraiagem. Evidentemente, é fundamental ter em consideração a distância correta entre os sensores de velocidade e os pinos transmissores do volante bimassa. Como é natural, nunca está permitido retificar a superfície de fricção.

4. Pinos de ajuste
Convém ter em consideração que a utilização de parafusos de fixação demasiado compridos para o prato de pressão da embraiagem pode provocar ruídos e mesmo a avaria do componente (sulcos na massa principal). Por conseguinte, é necessário confirmar que os pinos de ajuste não são pressionados para dentro, uma vez que isto também provoca os problemas supramencionados.
5. Coroa para o sensor de rotações do motor
É importante verificar se a coroa para o sensor de rotações do motor apresenta danos.
6. Veículos Mercedes-Benz
No caso dos veículos Mercedes-Benz com volante bimassa, é utilizado um pino de ajuste cuja montagem também é fundamental.
7. Veículos BMW
Concretamente nos modelos de BMW, aquando da montagem do volante bimassa, é necessário ter em consideração que a manga de ajuste deve ser montada no aperto da cambota, uma vez que, caso contrário, o motor não funcionará corretamente.
8. Folga axial
Pode haver uma pequena folga axial entre a massa primária e a massa secundária do volante.
9. Rotação livre
No estado sem carga, a massa secundária pode girar em torno do seu eixo e não volta automaticamente à sua posição.
10. Marcas de massa lubrificante
As marcas de massa lubrificante na parte posterior do volante bimassa (lado do motor), que se estendem para o exterior desde as tampas de fecho, são permitidas e não provocam avarias.

11. Volantes DFC VAG
Nos volantes integrados tipo DFC (damper flywheel clutch), que integram o volante, disco e prato de pressão, e que podem ser encontrados nos veículos Volkswagen, é importante saber que, ao desmontar e montar o prato de pressão, as duas linhas da tampa do prato de pressão devem estar alinhadas com a ponteira do volante bimassa.