No REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, os grandes protagonistas são os componentes de transmissão, motor e chassis. No entanto, desta vez apresentamos-lhe um post de serviço em que revemos os 10 passos para a substituição do líquido da direção assistida. Trata-se de um sistema complexo, sujeito a desgaste, que precisa de atenção e uma manutenção adequada para funcionar corretamente.
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Quando limpar o circuito da direção assistida
A direção assistida é um sistema fechado, que funciona sob pressão sempre que o motor se encontra em funcionamento. Devido ao seu funcionamento, no circuito hidráulico são produzidas pequenas impurezas procedentes das diferentes peças da direção. Por esse motivo, recomenda-se uma limpeza do sistema hidráulico completo sempre que a bomba da direção assistida for substituída.
Em alguns veículos, os fabricantes incluem um parafuso de purga na zona do mecanismo de direção. No entanto, não é possível evacuar 100% do óleo através deste sistema: fica sempre uma quantidade residual no sistema. Por isso, recomendamos-lhe que siga estes 10 passos para uma limpeza eficaz.
1. Levante a parte dianteira do veículo até que as rodas dianteiras fiquem livres. Desta forma, reduz-se a resistência da direção e evita-se que o líquido hidráulico produza espuma e provoque a entrada de ar no sistema.
2. Abra a tampa do depósito de líquido hidráulico.
3. Retire o tubo de retorno para recolher o óleo hidráulico. Lembre-se de utilizar um recipiente adequado para evitar a contaminação.
4. Arranque o motor e gire a direção nos dois sentidos. A seguir, drene o fluido usado e, em simultâneo, encha com fluido novo.
5. Assim que tiver concluído dois ciclos completos de drenagem, desligue o motor. Desmonte o depósito de líquido hidráulico e limpe-o completamente com um produto de limpeza para travões. Não se esqueça de limpar ou substituir o filtro do depósito.
6. Monte o depósito e o tubo de retorno, garantindo que o último está corretamente acoplado.
7. Encha o depósito de líquido hidráulico e arranque o motor.
8. Purgue o ar do sistema. A seguir, mova a direção 20 vezes para os dois lados e de extremidade a extremidade.
9. Feche o depósito e certifique-se de que o nível de enchimento está correto e não se encontra abaixo da marca mínima.
10. Baixe o veículo e efetue um teste de condução para garantir que está tudo a funcionar corretamente. Não se esqueça de confirmar que não há fugas no sistema.
E não se esqueça…
Respeite as indicações do fabricante e apenas utilize o líquido hidráulico que cumpra as especificações para esse veículo.