Realizar um diagnóstico adequado é a base para uma reparação rápida e profissional. No REPXPERT, o blog da oficina mecânica, já dedicámos um post à análise das causas para que haja vibrações na embraiagem de veículos de passageiros. Agora é a vez das embraiagens de trator, sobre as quais já falámos noutros posts interessantes, como o dedicado ao diagnóstico geral da embraiagem do trator ou ao diagnóstico de danos no amortecedor de torção. Não se esqueça que a Luk, a marca especialista em transmissão da Schaeffler, é líder em embraiagens para trator, e oferece-lhe a gama mais ampla, com aplicações para as principais marcas do mercado, sempre com a qualidade OE.
E, para não perder nenhum dos nossos posts e ter acesso a conteúdos exclusivos, não se esqueça de subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica. Continuamos…

Os nossos técnicos elaboraram esta lista com as 11 principais causas para que haja vibrações na embraiagem. Não se esqueça que, se tiver alguma dúvida, pode aceder ao REPXPERT sempre que precisar. Para isso, apenas tem de preencher o formulário de contacto que pode encontrar neste link. Vamos ver as causas:
1. O disco de embraiagem tem pouca fricção: devido a uma utilização demasiado enérgica da embraiagem, os rebites que seguram o material de fricção podem ficar soltos e resultar em vibrações. A solução passa pela substituição do disco de embraiagem.
2. Danos no sistema de amortecimento do disco de embraiagem: para facilitar a suavidade da embraiagem, alguns discos utilizam segmentos de amortecimento entre o material de fricção rebitado. O sobreaquecimento da embraiagem pode danificar estes segmentos. Mais uma vez, é necessário substituir o disco de embraiagem.
3. Alturas da alavanca de embraiagem não uniformes: normalmente, esta falha ocorre devido à instalação incorreta das alavancas de embraiagem ou devido às irregularidades no lado de desgaste do volante ou no lado de montagem da embraiagem. Certifique-se de que retifica as superfícies de desgaste irregulares ou demasiado polidas.
4. Pontas da mola de diafragma irregulares: devido às irregularidades na superfície de fricção do volante, a superfície de fricção da embraiagem não é plana e faz com que o rolamento de acionamento se desencaixe.
5. Rigidez das cavilhas da embraiagem: o pó e a sujidade podem provocar uma fricção excessiva nas peças móveis da embraiagem; além disso, as alavancas, as cavilhas e os pontos de articulação do diafragma também podem ser afetados pelo óxido e por dificultar o acionamento normal da embraiagem.
6. Desgaste irregular na superfície de fricção do volante: o desgaste irregular é uma causa frequente de vibrações. A solução é retificar dentro das tolerâncias permitidas e restabelecer qualquer passo de posição.
7. Vícios do cabo ou articulação do sistema de embraiagem: confirme que todas as articulações estão livres e corretamente lubrificadas. Se os cabos estiverem danificados ou rígidos, a sua substituição pode ser necessária.
8. Estrias do cubo do disco danificado: durante a instalação da embraiagem, é importante que a prensa e os discos estejam corretamente alinhados, para o qual pode ser necessário utilizar ferramentas especiais. Tenha em consideração que os discos devem conseguir deslocar-se livremente nas estrias.
9. Desgaste no rolamento de embraiagem, no suporte e na parte frontal do suporte: se o rolamento de embraiagem e o seu suporte estiverem soltos ou desgastados, podem deslocar-se durante a sua utilização e entrar em contacto com a forquilha e a parte frontal do suporte.
10. Influência externa: suportes da cabina. Verifique se existem suportes de cabina soltos ou deteriorados na linha de transmissão do trator que possam provocar as vibrações.
11. Contaminação do material de fricção do disco de embraiagem: o material de fricção pode ter sido contaminado com óleo ou massa lubrificante devido a uma lubrificação excessiva das estrias durante a montagem. Também pode ser devido a uma fuga no retentor de óleo da cambota ou na caixa de velocidades do motor. Nesse caso, será necessário substituir o disco da embraiagem.
