Vários modelos de veículos comerciais do grupo PSA (Citroën Jumper e Peugeot Boxer) e da Fiat (Ducato) estão equipadas com um sistema de embraiagem de acionamento contrário, também conhecido como de puxar. Nestas embraiagens, a forquilha puxa o rolamento para libertar o disco de embraiagem, em vez de o empurrar. Nos veículos mencionados, e geralmente em veículos com muita quilometragem, é frequente que apareçam vibrações ao iniciar a marcha, a chamadas trepidações de arranque. A causa por detrás deste sintoma não está no volante bimassa, mas num componente ao qual há que prestar atenção: a forquilha. Neste post de REPXPERT, o Blog da Oficina de Mecânica, explicamos ao detalhe como diagnosticar esta avaria. Se queres saber mais sobre este assunto, não deixes de ler o post no qual te mostramos os conselhos mais úteis para substituir uma embraiagem de puxar.
Vibrações ao iniciar a marcha

Nos modelos de veículos comerciais que referimos acima, pode aparecer uma falta de progressividade no acionamento, que se manifesta com um acoplar irregular do disco da embraiagem e, como consequência, surgem vibrações ao iniciar a marcha. Apesar de, em muitas situações, o volante bimassa ser o “suspeito do costume”, devemos alertar para que não é a causa desta avaria, a “culpa” é da forquilha.
De facto, após elevada quilometragem, a forquilha pode apresentar um desgaste nos pontos de contacto, um detalhe que, à priori, pode parecer pouco importante. Contudo, este desgaste é provavelmente o causador das vibrações. Como se pode ver na imagem acima, as pontas da forquilha perderam a sua forma esférica e ficaram com uma parte da sua superfície plana, devido ao desgaste, o que afeta a sua funcionalidade e causa a avaria.
Verificar o desgaste da forquilha

Na altura de verificar este tipo de forquilhas, deves ter em conta que os pontos de contacto com o rolamento, que são os que ficam mais submetidos a desgaste, estão orientados na direção da caixa de velocidades, por isso, para verificar o seu estado deves usar um espelho ou então desmontar a forquilha da própria caixa de velocidades. Outro ponto que deves verificar é que não exista uma folga excessiva entre a forquilha e o seu eixo (por exemplo por desgaste deste) e que a guia do rolamento esteja em perfeitas condições.
Efeitos da forquilha desgastada
Além das já referidas vibrações (sobretudo na primeira velocidade e na marcha-atrás) e da falta de progressividade, o desgaste da forquilha pode gerar outros danos na embraiagem. Um deles é a deformação ou rotura da, ou das, patilhas do rolamento (ver imagem acima) podendo até fazer com que o rolamento se desencaixe do prato de pressão. Tem em conta que se o diafragma girou por excesso de vibrações e esteve em contacto com a carcaça do prato de pressão (ver imagem abaixo) deverás substituir o conjunto de embraiagem. E um último conselho: em nenhum caso apliques massa lubrificante no anel de fixação do rolamento.
