A substituição de elementos do acionamento de válvulas é uma intervenção complexa em que é necessário cumprir determinadas precauções. Caso contrário, é possível que uma pequena falha inicial resulte numa avaria grave. Não nos podemos esquecer que o motor é uma máquina de precisão que requer cuidados específicos.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, damos-lhe 7 conselhos para ter em consideração na sua próxima intervenção no sistema de acionamento de válvulas. E lembre-se que a INA é especialista em componentes de motor da Schaeffler e possui a maior oferta de peças e soluções de manutenção do mercado.
Não perca nenhum post através da sua subscrição ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.

1. Substitua o conjunto completo
Se um ou mais elementos hidráulicos de acionamento das válvulas se danificarem, a indicação é a de substituir o conjunto de componentes completo. Caso contrário, não teremos a garantia de obter um movimento uniforme das válvulas. O motivo é a ocorrência de diferencas nos elementos hidraulicos, alterando a harmonia do sistema.
Como consequência podem ocorrer erros no fecho das válvulas, que a longo prazo podem fazer com que a sede da válvula se queime. Por conseguinte, a substituição dos conjuntos completos evita reparações múltiplas e maiores custos para o cliente.

2. Nova tuche, nova árvore de cames
Aquando da substituição dos tuchos, a árvore de cames também deve ser substituída e vice-versa. O motivo é o padrão de desgaste comum da base da tuche e a trajetória da came. Ao introduzir apenas um dos componentes novos, sem esse padrão, obteremos uma combinação de componentes novos e desgastados que resultará numa vida útil bastante curta.

3. Novo balancim com componente de encaixe
Os balancins que possuam um componente de encaixe não devem ser desmontados. Se forem desmontados, os orifícios de alimentação de óleo ou os canais de retorno do óleo do componente de encaixe hidráulico podem ficar bloqueados devido a depósitos/impurezas. Se isto ocorrer, o fornecimento de óleo pode ficar comprometido. De qualquer forma, o balancim deve ser substituído em conjunto com o componente de encaixe.

4. Enchimento de elementos hidráulicos
Os elementos de ajuste hidráulicos da INA são fornecidos com a quantidade prescrita de óleo de fábrica. Para evitar fugas, devem ser transportados e armazenados na sua posição de transporte, indicada por uma seta na embalagem. Além disso, uma vez que se encontrem ajustados, deve-se respeitar um tempo, entre dois e dez minutos, de redução para a temperatura ambiente. Só depois de ter passado este tempo é que a árvore de cames pode girar e o motor arrancar em segurança.

5. Óleo do motor
Recomenda-se utilizar o óleo do motor aprovado pelo fabricante do veículo. Além disso, também é essencial respeitar os intervalos de manutenção para o óleo prescritos pelo fabricante como condição para que o acionamento de válvulas funcione com precisão.
6. Limpeza
Como regra geral, é extremamente importante garantir a limpeza quando se trabalha no acionamento de válvulas. Os restos e partículas de sujidade podem prejudicar o funcionamento dos componentes individuais ou mesmo destruí-los.

7. Purgar elementos hidráulicos
Após a instalação de elementos hidráulicos de regulação, podem haver ruídos do acionamento. Para os eliminar, recomenda-se que seja realizada uma purga rápida através dos seguintes passos:
• Deixe o motor funcionar durante aprox. quatro minutos a uma velocidade de entre 2000 rpm e 3000 rpm.
• A seguir deixe o motor em ralenti durante aprox. 30 segundos.
• Se, depois de terminar, deixarem de ser ouvidos ruídos procedentes do acionamento das válvulas, o elemento hidráulico foi purgado com sucesso. Se ainda houver ruídos, devem ser repetidos os dois primeiros passos.
Em 90% dos casos, os ruídos do acionamento de válvulas são eliminados depois do primeiro ciclo de purga de ar. Pontualmente, pode ser necessário repetir cinco ou seis vezes o ciclo de purga anterior. Se os ruídos continuarem depois do quinto ciclo de purga, recomenda-se a substituição dos elementos relevantes e que sejam realizadas mais investigações.