A regulação do avanço da árvore de cames permite otimizar o rendimento do motor. Vamos conhecer os seus efeitos e os passos que ocorrem no processo. É um conteúdo muito específico, mas não há dúvida de que a compreensão dos diferentes parâmetros que regem o funcionamento de um motor de explosão é fundamental para o profissional.
Se tem interesse nos componentes de motor, não perca o post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, no qual proporcionamos 7 conselhos para a oficina relacionados com o acionamento de válvulas. E antes de continuar, subscreva ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhum dos nossos posts e ter acesso a conteúdos exclusivos.
O objetivo do avanço da árvore de cames não é outro do que otimizar ao máximo a combustão com a regulação da distribuição de válvulas. A árvore de cames pode ser ajustada para o lado da admissão ou para o escape. Deste ajuste não dependem unicamente as emissões ou o consumo de combustível, mas também o binário e a potência nominal. Os ângulos de ajuste típicos para a árvore de cames encontram-se ente os 20° e os 30°. Convém ter em consideração que os sistemas de avanço da árvore de cames encontram-se indistintamente em motores com distribuição por correia ou por corrente.

No processo de regulação intervêm elementos como os sensores que se encontram na cambota e na própria árvore de cames, a unidade de avanço e a válvula de controlo. Na imagem anterior é possível ver a localização destes elementos, sobre os quais falaremos noutros posts. Vamos centrar-nos tanto nos efeitos que o resultado tem no motor como no processo denominado circuito de regulação.
Circuito de regulação: O processo
A árvore de cames ajusta-se continuamente num circuito de regulação fechado ao utilizar a pressão do óleo do motor. O ângulo desejado para a distribuição de válvulas é armazenado no mapa de dados da unidade de controlo do motor, dependendo do estado de carga, da temperatura e da velocidade do motor.
A unidade de controlo do motor calcula o ângulo real a partir dos sinais dos obtidos pelos sensores que se encontram nas árvores de cames e na cambota. Estes dados são partilhados de forma permanente com o ângulo desejado a uma alta frequência. Se o ângulo desejado e o ângulo real diferirem entre si, a corrente na válvula de controlo é alterada para que o óleo do motor flua pela câmara de óleo para aumentar de tamanho na unidade de avanço da árvore de cames e fora da câmara de óleo para se reduzir. A torção relativa da árvore de cames em relação à cambota ou uma deslocação da distribuição para um tempo posterior de abertura ou fecho ocorre de acordo com o volume de óleo que flui.
Avanço da árvore de cames: Os benefícios pormenorizados
Na seguinte tabela pode ver o efeito dos diferentes efeitos da unidade de avanço sobre o rendimento do motor. Os benefícios são evidentes em todos os casos.
