Os variadores de fase (também denominados reguladores ou ajustadores) da árvore de cames desempenham um papel fundamental para a redução de consumos e emissões nas mecânicas de explosão. Têm a capacidade de proporcionar a melhor sincronização das válvulas para diferentes cargas e rotações do motor, enquanto proporcionam uma maior elasticidade ao motor, o que se traduz numa maior eficiência e conforto de condução.
A INA, o especialista em componentes de motor da Schaeffler, desenvolve variadores de fase da árvore de cames para a indústria automóvel e para o mercado de peças de substituição independente. A sua oferta inclui variadores de fase para os sistemas de distribuição por correia e por corrente indicados para uma única árvore de cames, ambas as árvores de cames em simultâneo ou ambas as árvores de cames de forma independente entre si. Dentro da sua oferta, também oferece variadores de fase eletromecânicos (imagem superior) com capacidade para proporcionar uma regulação mais rápida e precisa.
Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos analisar os diferentes tipos de variadores de fase da árvore de cames. Se estiver interessado em saber mais sobre os componentes de acionamento de válvulas, não perca os posts dedicados à análise do processo e benefícios do avanço da árvore de cames ou à distribuição variável UniAir. E agora vamos lá ver o post.
Variador de fase da árvore de cames de palhetas

Este tipo de variador de fase da árvore de cames de palhetas representa o conceito mais tradicional. Disponíveis para o sistema de distribuição por corrente ou por correia, na imagem acima podemos ver os principais componentes do primeiro deles. Em ambos os tipos, o estator recebe movimento da cambota através da corrente ou da correia. O rotor está unido à árvore de cames através de um parafuso ou de uma válvula central. O binário é transmitido do estator para o rotor através das “palhetas” fixas hidraulicamente. Em combinação com os segmentos no estator, formam pares de câmaras de óleo que se enchem completamente de óleo durante o funcionamento. O número habitual de palhetas encontra-se entre três e cinco de acordo com as necessidades de velocidade de ajuste e as cargas do sistema.
Durante a fase de arranque, um elemento de bloqueio encarrega-se de unir mecanicamente o acionamento e a tomada de força, e é hidraulicamente desbloqueado quando a unidade de avanço tiver de ser ajustada fora da posição básica. Este tipo de unidade de avanço da árvore de cames deve ser 100% estanque no acionamento por correia (consultar o esquema abaixo). Pelo contrário, as pequenas fugas não são um problema para o acionamento por corrente, uma vez que todo o acionamento por corrente funciona com óleo.

Variador de fase de rotor
Nesta variante de desenho mais atual do variador de fase da árvore de cames, o rotor e as palhetas estão fabricados numa única peça, ao contrário do variador de fase da árvore de cames de palhetas. Os lábios obturadores carregados com molas selam as câmaras entre si. Quanto ao resto, o funcionamento é idêntico ao da unidade de avanço de palhetas.
Variador de fase da árvore de cames inteligente
Os conceitos tradicionais de variador de fase da árvore de cames não cobrem as necessidades dos propulsores mais modernos. As pressões mais reduzidas do óleo do motor implicam que as câmaras de óleo já não se encham com suficiente rapidez. Os variadores de fase da árvore de cames inteligentes são similares aos variadores de fase de rotor, mas têm um depósito de óleo com uma válvula antirretorno. Este depósito garante que as câmaras de óleo se enchem sempre à velocidade adequada. A última evolução deste componente é o variador de fase da árvore de cames eletromecânico que, graças aos seus acionadores, proporciona uma regulação ainda mais rápida e precisa (até 600° de desvio da cambota por segundo).