Os sistemas de embraiagem hidráulica diferenciam-se das embraiagens mecânicas tradicionais pelo seu sistema de acionamento de embraiagem, que proporciona conforto de condução e liberdade de desenho com a substituição do cabo por um sistema de tubos hidráulicos. Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos contar-lhe em que consiste um dos componentes fundamentais deste tipo de embraiagem: O cilindro escravo (embraiagem semi-hidráulica) ou o cilindro escravo concêntrico ou CSC (embraiagem hidráulica). Para saber mais, não deixe de ler este post sobre todos os componentes do sistema de embraiagem hidráulica.
E antes de continuar, não se esqueça de subscrever ao REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.
Para transmitir a força do pedal, os sistemas de embraiagem modernos normalmente utilizam sistemas hidráulicos, que substituíram os cabos de tração que eram comuns até há algumas décadas atrás
Este componente, cuja missão é acionar a embraiagem, encontra-se no final do sistema de embraiagem hidráulica. Normalmente, a sua caixa é fabricada em plástico, com um fole de borracha que impede a entrada de sujidade no cilindro. Dependendo do tipo de embraiagem, podem ser encontrados dois tipos de cilindros escravos:
Embraiagem semi-hidráulica

Num sistema semi-hidráulico, o cilindro escravo ativa a forquilha de acionamento e encontra-se sempre fora da caixa de velocidades. A mola de pré-carga proporciona uma carga permanente no rolamento de embraiagem, o que garante que o anel de pressão gire de forma fiável com a embraiagem quando o sistema de embraiagem se encontra num estado sem pressão. Também evita os ruídos incómodos que resultam da fricção entre o rolamento e as pontas do diafragma. Um parafuso de purga permite encher e purgar o sistema durante a manutenção.
Embraiagem hidráulica

Num sistema totalmente hidráulico, a embraiagem é acionada através de um cilindro escravo concêntrico (CSC). A vantagem deste tipo de cilindro em relação aos sistemas de embraiagem convencionais é o facto de se necessitarem menos componentes, uma vez que o CSC é um módulo composto pelo rolamento de embraiagem e pelo cilindro escravo. Como a forquilha de acionamento e as cavilhas esféricas podem ser omitidas, também há menos pontos de fricção.