A venda de veículos elétricos está a crescer na maioria dos mercados europeus, com a necessária utilização de carregadores para as baterias a ser cada vez mais comum. Seja numa tomada doméstica, seja num carregador público, é preciso carregar a bateria para os veículos elétricos cumprirem a sua função. Se este assunto lhe interessa, não deixe de ler também este post.
Mas a operação nem sempre é tão fácil como carregar a bateria de um smartphone. Há procedimentos a cumprir e alguns levantam dúvidas aos novos utilizadores de veículos elétricos, seja num simples carregamento numa tomada doméstica, na garagem de casa ou no local de trabalho; seja utilizando um carregador público. Neste novo “post” do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, damos resposta a cinco perguntas frequentes relacionadas com o carregamento de baterias de veículos elétricos.
1 – Que diferenças há entre os vários cabos num carregador público?
Num carregador público do tipo rápido, podem encontrar-se três cabos com conectores diferentes. Estão devidamente identificados no local, basta ler a discrição junto a cada um para usar aquele que é compatível com o seu automóvel. O cabo CCS faz carga rápida em DC, aquele que carrega a bateria em menos tempo, com corrente contínua. O cabo com o conector CHAdeMO é um padrão usado principalmente por veículos asiáticos e também faz carga em DC. Depois tem o cabo com o conector para corrente alternada AC, que carrega a velocidade mais lenta e demora mais tempo.



2 – Pode usar-se extensões para carregar a bateria?
Para carregar a bateria numa tomada doméstica, vai precisar de usar um cabo específico, fornecido pelo fabricante do veículo. Este cabo deve ser ligado diretamente a uma tomada doméstica com ligação à terra e nunca deve ser usada uma extensão. O uso de extensões domésticas não é seguro, pois não estão preparadas para resistir a este tipo de carregamentos, podendo sobreaquecer e danificar-se, o que pode causar acidentes.
3 – Que tipo de carregador se deve usar?
Há várias maneiras de carregar uma bateria de um veículo elétrico, desde a tomada doméstica normal, passando pelas “wallbox” e pelos carregadores públicos, em corrente alternada AC, ou carregadores públicos rápidos, em corrente contínua DC. Os últimos, são os mais rápidos, mas são também aqueles onde o carregamento fica mais caro. As tomadas domésticas são a opção mais barata, mas a mais lenta, são uma boa alternativa para quem puder deixar a bateria a carregar durante a noite. As “wallbox” implicam uma instalação específica que depende das características da rede disponível no local, mas são eventualmente a melhor opção entre custo e rapidez de carregamento.

4 – Qual é o carregador mais rápido?
O carregador mais rápido é o carregador de corrente contínua, que se encontra em locais públicos. Neste momento, os mais comuns têm 50 kW de potência, mas estão a ser instalados carregadores mais potentes, que duplicam, ou até triplicam essa potência, reduzindo em muito os tempos de carregamento. Um ponto importante, para o utilizador de um veículo elétrico é saber que, quanto mais rápido é o carregamento, mais caro vai ficar.
5 – Pode usar-se um carregador público à chuva?
Todos os carregadores públicos estão especificados para ser utilizados em todo o tipo de condições meteorológicas. Estão desenhados de forma a que a água não chegue facilmente aos seus pontos críticos. O mesmo se pode dizer das tomadas dos carros, também desenhadas de maneira a evitar a entrada de água. Nos carregadores públicos existem vários sistemas de segurança para evitar acidentes e há sempre um interruptor de emergência que o utilizador deve pressionar no caso de acontecer algum incidente. O utilizador deve procurar a localização desse interruptor de emergência, antes de iniciar o carregamento.