Os rolamentos de roda são componentes essenciais para o funcionamento do automóvel. Compreender o seu funcionamento e a tecnologia utilizada pode ajudá-lo a diagnosticar avarias ou evitar erros de instalação. Neste blog já lhe contamos como distinguir as diferentes gerações que pode encontrar no mercado, além das diferentes inovações que contribuem para a melhoria do seu rendimento e para facilitar a sua instalação. Neste novo post vamos centrar-nos na explicação das suas bases, tendo em consideração um fator fundamental: se estão ou não montados em rodas motrizes.
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Rolamentos para eixos motrizes
Os rolamentos de roda utilizados nos eixos motrizes do veículo estão fixos no suporte de eixo ou sobre o mesmo. Na maioria dos rolamentos da Geração 1 e da Geração 2, o anel exterior é introduzido com pressão no suporte do eixo. No caso dos rolamentos de roda da Geração 3, é necessário relembrar que possuem um anel exterior aparafusado no suporte do eixo. Por conseguinte, o anel exterior está sempre fixo, que forma uma única unidade em conjunto com o suporte do eixo.
O cubo da roda e o anel interno são bloqueados com força e ligados um ao outro através de um encaixe de pressão. Através de um sistema de engrenagem, o eixo da transmissão engata no cubo da roda. Assim que o veículo começar a mover-se, o eixo da transmissão gira e, posteriormente, o cubo da roda e o rolamento.
Os elementos rolantes, que podem ser esferas ou rolos, encontram-se entre os anéis interior e exterior. Estes anéis formam as denominadas pistas do rolamento. Além disso, o rolamento possui uma gaiola para garantir que os elementos rolantes se mantenham na posição predefinida entre si e evitar a fricção das esferas. Desta forma, a carga é distribuída de forma uniforme pelo rolamento de roda.
A massa lubrificante que se encontra no interior do rolamento de roda desempenha um papel importante. Garante que a fricção e a temperatura produzida sejam reduzidas, o que contribui para proporcionar uma longa vida útil a todos os componentes do rolamento. Além disso, graças à utilização de retentores adicionais, impede-se o acesso da sujidade e humidade, além de evitar as fugas de massa lubrificante. A grande maioria de rolamentos dos veículos de passageiros está pré-lubrificada e vedada, mas no caso de alguns rolamentos de roda para veículos industriais é preciso que sejam lubrificados, tal como lhe dizemos neste post.

Rolamentos para eixos sem acionamento
A função essencial do rolamento de rodas é a mesma. A única diferença é que o rolamento de rodas não é acionado por um eixo da transmissão. Nestes casos, o rolamento de rodas encontra-se na chumaceira do eixo ou mesmo no ou sobre o suporte do eixo. Devido aos diferentes desenhos, tanto o anel interno como o externo podem rodar, enquanto o outro anel permanece estacionário em cada caso.