A válvula de controlo cumpre um papel importante nos sistemas de acionamento de válvulas. Associada à unidade de controlo, é a responsável por ajustar a pressão de óleo de acordo com as necessidades do motor em termos de carga e velocidade. De acordo com as necessidades da mecânica, podem apresentar dois desenhos diferentes. Vamos ver ambos os desenhos, assim como o funcionamento deste componente. Se estiver interessado neste tema, não deixe de ler outros posts relacionados com o acionamento de válvulas, como o que está dedicado aos conselhos para a oficina sobre a substituição de componentes de acionamento de válvulas ou às consequências de uma falha na folga das válvulas.
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Desenho de uma válvula de cartucho

As válvulas de controlo de cartucho são diretamente integradas na cabeça do motor ou são fixadas através de uma carcaça intermédia. Apesar de terem uma construção compacta, podem ser modificadas para se adaptarem a várias aplicações graças à sua estrutura modular. Numa extremidade, têm uma ligação elétrica com a unidade de controlo do motor. Este tipo de válvula inserida está desenhada como uma válvula proporcional com quatro ligações. Na imagem acima, podemos ver todos os detalhes da sua configuração, na qual se destacam o solenoide e a parte hidráulica, que inclui duas câmaras hidráulicas (A e B), a bomba de óleo (P) e o orifício de retorno (T).
Desenho de válvula central

A válvula de controlo de tipo central está diretamente aparafusada à árvore de cames. O íman central separado está numa posição coaxial à frente da válvula central. Graças às curtas distâncias do fluxo de óleo entre a válvula central e o variador de fase da árvore de cames (link para post 304), garantem perdas de pressão do óleo reduzidas e velocidades de ajuste elevadas. Este tipo de válvula está desenhado como uma válvula proporcional com cinco ligações. Na imagem acima, pode ver a localização das câmaras hidráulicas (A e B), a bomba de óleo (P) e os orifícios de retorno (T).
Funcionamento da válvula de controlo

2 Pistão hidráulico
3 Alimentação da câmara de óleo
4 Retorno “T”
5 Unidade de controlo do motor
6 Ligação ao sensor da cambota
7 Ligação ao sensor da árvore de cames
8 Bomba de óleo “P”
Na imagem acima, pode ver uma representação detalhada do funcionamento da válvula de controlo, com pormenores das fases de pressão do motor e descarga. A válvula de controlo atua quando é aplicada corrente no solenoide, que orienta o trilho de controlo interno contra a força elástica na secção hidráulica da válvula, com a modificação da pressão do óleo entre as câmaras hidráulicas A e B. A câmara hidráulica que é desacoplada da pressão do óleo está ligada ao retorno. Para fixar uma posição de distribuição, a válvula mantém-se na “posição central”, onde é quase totalmente desacoplada de todas as ligações.